Boa tarde!
17/12
 

Notícias

Voltar
Quarta-feira, 30 de junho de 2010 - 13h34m

Eventos > Seminário

ES: tecnologias de produção do café em debate em Vitória



Vitória/ES

As melhores tecnologias de produção do café no Estado estão em debate, hoje (30), no “Seminário sobre as tecnologias de café Conilon e café Arábica no Espírito Santo”, no Novotel, em Vitória. O evento é voltado para parceiros-consultores do Banco de Desenvolvimento do Espírito Santo (Bandes), que atuam na elaboração de projetos de financiamento para empreendimentos rurais nos municípios do interior do Espírito Santo.

A programação é uma iniciativa do Bandes e do Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural (Incaper) com o objetivo de compartilhar informações que ajudem os parceiros-consultores na avaliação de necessidades de investimento e na orientação dos produtores rurais sobre o que deve ser observado nas propriedades para que elas mantenham a produtividade.

“Hoje, 70% dos projetos que financiamos para empreendimentos rurais têm a finalidade da renovação de café. Reconhecemos que é isso que permite a rentabilidade das famílias agrícolas, mas temos também que estar atentos a questões como a racionalização do uso da água e do solo. Isso deve ser avaliado nas propriedades para que a atividade continue sendo rentável para esses agricultores ao longo dos anos”, destacou o diretor-presidente do Bandes, José Antonio Bof Buffon, na abertura do evento.

Até o final do dia, os consultores poderão assistir a palestras sobre a implantação e a condução de lavouras de café Conilon e de café Arábica, formas corretas de adubação e conservação do solo, manejo de pragas e doenças, irrigação e tecnologias para a melhoria da qualidade do café.

Agricultura Familiar
Principal atividade agrícola do Estado, a cafeicultura é responsável por grande parte dos financiamentos liberados por meio do Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (Pronaf) concedidos pelo Bandes. Hoje, a agricultura familiar é uma das prioridades de atuação do Bandes, que já beneficiou cerca de 2,7 mil produtores com os recursos do Programa, totalizando mais de R$ 70 milhões investidos.


Fonte: Governo do Espírito Santo














© Copyright 2018, Via Informação - Todos os direitos reservados
Proibida a cópia e reprodução total ou parcial sem a citação da fonte.
Site desenvolvido por Grandes Idéias

Skype: paginarural

E-mail: paginarural@paginarural.com.br

h t t p : / / w w w . p a g i n a r u r a l . c o m . b r