Bom dia!
10/12
 

Notícias

Voltar
Quarta-feira, 30 de junho de 2010 - 15h18m

Agronegócio > Leite

SP: apesar da entressafra, cotações do leite perdem fôlego em junho, destaca Cepea



Piracicaba/SP

Após quatro meses em alta, o preço médio do leite pago aos produtores em junho voltou a recuar. De acordo com pesquisas do Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada (Cepea), da Esalq/USP, a “média nacional”, que considera os estados de RS, PR, SC, SP, MG, GO e BA, foi de R$ 0,7718/litro (preço bruto) em junho, redução de 3,3% ou 2,7 centavos por litro frente ao mês anterior.

Analisando as médias exclusivamente dos meses de junho, a atual ainda é a maior da série do Cepea (nominal) – iniciada em 1994. Em relação a junho de 2009, a alta ainda é de 8,9%.

A queda de preços em pleno período de entressafra é atípica. Desde 1997, é a primeira vez que há redução de preços de maio para junho.

De acordo com agentes do setor, entre os fundamentos para esse comportamento estão os estoques relativamente altos de leite UHT, as elevadas importações de lácteos, principalmente do Uruguai e da Argentina, e o fraco desempenho das exportações. Além disso, a captação de leite no Sul do País já mostra sinais de aumento, em função da produção de forrageiras de inverno (aveia e azevém) neste período do ano.


Outras informações podem ser obtidas no site do Cepea www.cepea.esalq.usp.br/leite  ou com a pesquisadora Aline Barrozo Ferro e prof. Sergio De Zen, através do Laboratório de Informação: (19) 3429 8837 / 8836 e cepea@esalq.usp.br .


Fonte: Cepea














© Copyright 2018, Via Informação - Todos os direitos reservados
Proibida a cópia e reprodução total ou parcial sem a citação da fonte.
Site desenvolvido por Grandes Idéias

Skype: paginarural

E-mail: paginarural@paginarural.com.br

h t t p : / / w w w . p a g i n a r u r a l . c o m . b r