Bom dia!
20/07
 

Notícias

Voltar
Quarta-feira, 30 de junho de 2010 - 15h54m

Eventos > Outros

DF: governo federal implanta 30 núcleos de agroecologia



Projeto destina R$ 1 milhão em equipamentos e laboratórios para escolas de educação profissional.
.


Brasília/DF

Qualificar profissionais, apoiar o sistema produtivo e conscientizar produtores e consumidores de orgânicos é o objetivo da parceria firmada entre os ministérios da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), Educação (MEC) e Ciência e Tecnologia (MCT). A medida prevê a implantação de núcleos de agroecologia e sistemas orgânicos de produção em instituições da Rede Federal de Educação Profissional e Tecnológica. O anúncio oficial das escolas técnicas que receberão os núcleos foi feito na manhã desta quarta-feira (30), em Brasília.

Na primeira fase do projeto, será investido mais de R$ 1 milhão em equipamentos e laboratórios no Distrito Federal, Rondônia, Pará, Tocantins, Roraima, Pernambuco, Paraíba, Rio Grande do Norte, Piauí, Sergipe, Maranhão, Bahia, Mato Grosso, Minas Gerais, Rio de janeiro, Goiás, Espírito Santo, São Paulo, Paraná e Rio Grande do Sul.

“O sucesso do sistema produtivo orgânico vem da qualidade das pessoas que atuam no processo”, afirma o secretário-substituto de Desenvolvimento Agropecuário e Cooperativismo do Mapa, Helinton Rocha. Ele informa que a proposta é capacitar professores e alunos envolvidos com agroecologia, além de incentivar a produção científica de pesquisas, ampliação dos debates e acesso da comunidade escolar a conhecimentos, tecnologias e materiais didáticos sobre sistemas orgânicos. “Essa qualificação é de fundamental importância, pois gera pensamento crítico em docentes, produtores e consumidores atentos às práticas agrícolas sustentáveis”, enfatiza.

O representante do Mapa ressalta, ainda, que os projetos devem terminar em dezembro de 2011. “Depois disso, a ideia é dar continuidade à proposta e, a longo prazo, implantar um núcleo em cada instituição que ofereça curso ligado a Ciências Agrárias”, explica Helinton. Para ele, este é um gargalo que o governo federal, em parceira com a sociedade, está superando com a formação de profissionais capacitados para atuação em atividades de ensino, pesquisa e extensão para o desenvolvimento da agroecologia e dos sistemas orgânicos”, finaliza.


Fonte: Mapa














© Copyright 2018, Via Informação - Todos os direitos reservados
Proibida a cópia e reprodução total ou parcial sem a citação da fonte.
Site desenvolvido por Grandes Idéias

Skype: paginarural

E-mail: paginarural@paginarural.com.br

h t t p : / / w w w . p a g i n a r u r a l . c o m . b r