Bom dia!
20/07
 

Notícias

Voltar
Quinta-feira, 01 de julho de 2010 - 15h39m

Política Agrícola > Outros

SP: Ceagesp terá aporte de capital de R$ 11,3 milhões



São Paulo/SP

O Governo Federal acaba de autorizar o aumento de capital da Companhia de Entrepostos e Armazéns Gerais de São Paulo (Cegaesp). Por intermédio do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), a Companhia receberá aporte de capital de até R$ 11,3 milhões até 31 de dezembro deste ano. A autorização para a operação consta de Decreto, publicado no Diário Oficial da União de 18 de junho, assinado pelo presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, pelo Ministro da Fazenda, Guido Mantega, e pelo ministro do Mapa, Wagner Rossi.

Os recursos serão destinados a investimentos na recuperação da infraestrutura de seus equipamentos, entre os quais entrepostos, armazéns e silos. Entre as prioridades estão obras de adequação das unidades armazenadoras da Ceagesp com vistas à certificação. O aporte também servirá para custear obras de recuperação em áreas mais críticas do ponto de vista de segurança e para fomentar ações que gerem receitas adicionais à Companhia.

O aumento de capital chega no momento em que a Ceagesp e os comerciantes atacadistas do Entreposto Terminal de São Paulo (Etsp), o maior da rede, criaram o Fundo de Melhorias, que arrecada recursos exclusivos para a execução de obras de recuperação no Etsp. O fundo é gerido por um Comitê Gestor que tem a participação de todas as entidades - Associação dos Comerciantes Atacadistas de Pescados do Estado de São Paulo (Acapesp), Associação dos Permissionários do Entreposto de São Paulo (Apesp), Sindicato dos Permissionários em Centrais de Abastecimento de Alimentos do Estado de São Paulo (Sincaesp) e Sindicato dos Comerciantes Atacadistas de Flores e Plantas (Sincomflores) - representativas dos permissionários, que elege as prioridades e fiscaliza a execução das obras, tocadas pela Ceagesp.

A Ceagesp foi criada em 31 de maio de 1969, a partir da fusão do Ceasa (Centro Estadual de Abastecimento) e da Cagesp Companhia de Armazéns Gerais do Estado de São Paulo). Desde 1997, é vinculada ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento.

Administra uma rede de 34 unidades armazenadoras (19 ativas) e 13 entrepostos atacadistas, que asseguram o abastecimento de mais de 60% da Grande São Paulo, além de grande parte do Estado de São Paulo e outras cidades do País. A rede de armazenagem tem capacidade para estocar, simultaneamente, mais de um milhão de toneladas de produtos agrícolas, sendo a maior do Estado de São Paulo e uma das maiores do Brasil.


Fonte: Ceagesp














© Copyright 2018, Via Informação - Todos os direitos reservados
Proibida a cópia e reprodução total ou parcial sem a citação da fonte.
Site desenvolvido por Grandes Idéias

Skype: paginarural

E-mail: paginarural@paginarural.com.br

h t t p : / / w w w . p a g i n a r u r a l . c o m . b r