Bom dia!
19/08
 

Notícias

Voltar
Quinta-feira, 01 de julho de 2010 - 17h21m

Agricultura > Outros

DF: Mapa indica áreas para plantio de milheto, amendoim e feijão



Milheto, amendoim e feijão têm zoneamento aprovado em seis estados.


Brasília/DF

O período com menor risco climático para plantio, os municípios aptos para o cultivo e os tipos de solo indicados para a cultura de milheto, amendoim e feijão nos estados do Paraná, Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Bahia, Maranhão e Tocantins foram publicados pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), no Diário Oficial da União (DOU) desta quinta-feira (1º). O estudo objetiva minimizar os riscos de adversidades climáticas coincidentes com as fases mais sensíveis das culturas.

As Portarias 173, 174, 175, 176, 177 e 178 orientam os produtores de milheto. A cultura é bastante utilizada no Brasil como forrageira, especialmente na região Sul, como sementes para produção de ração e planta de cobertura de solo no Sistema de Plantio Direto. Também pode recuperar pastagens no Sistema Integração Lavoura-Pecuária e na produção de silagem em locais com déficit hídrico.

Os produtores de amendoim e de feijão 1ª safra na Bahia devem estar atentos às Portarias Nº 179 e 180, respectivamente. A cultura do amendoim desenvolve-se com maior produtividade em climas mais quentes. Temperaturas superiores a 30ºC são mais favoráveis à germinação, desenvolvimento e formação do óleo.

Já a produtividade do feijão pode ser afetada pelas condições de clima durante o ciclo do cultivo. Os elementos mais influentes, além da temperatura, são a chuva e a radiação solar. Altas temperaturas podem prejudicar o florescimento e a frutificação do feijoeiro e, as baixas, reduzem a produtividade.

As portarias que divulgam o zoneamento informam também as cultivares indicadas por estado, conforme dados da Coordenação-Geral de Zoneamento Agropecuário da Secretaria de Política Agrícola (SPA). Para indicação no zoneamento é necessário que as cultivares possuam o Registro Nacional de Cultivares (RNC) do Mapa.


Fonte: Mapa














© Copyright 2018, Via Informação - Todos os direitos reservados
Proibida a cópia e reprodução total ou parcial sem a citação da fonte.
Site desenvolvido por Grandes Idéias

Skype: paginarural

E-mail: paginarural@paginarural.com.br

h t t p : / / w w w . p a g i n a r u r a l . c o m . b r