Bom dia!
20/07
 

Notícias

Voltar
Quinta-feira, 01 de julho de 2010 - 20h28m

Agroinformática > Internet

SP: Usina Virtual exibe a rota da cana



Imagens

Foto: Página Rural



São Paulo/SP

A Usina Virtual, ferramenta multimídia concebida pela União da Indústria de Cana-de-Açúcar (Unica) que mostra passo a passo o processo produtivo da cana-de-açúcar, agora pode ser visualizada também nos sites da entidade.

Criada principalmente para uso em eventos e apresentações, a Usina foi lançada em maio deste ano durante o Challenge Bibendum, evento global da fabricante de pneus Michelin, realizado no Rio de Janeiro; na cerimônia de entrega do Prêmio Top Etanol, que aconteceu na casa de eventos Via Funchal, em São Paulo; e no Green Week, evento dedicado a políticas ambientais para os países da União Europeia, realizado em Bruxelas, na Bélgica. Em todos os eventos, a novidade formou filas de interessados em conhecer em detalhes o funcionamento de uma usina de processamento de cana-de-açúcar.

Composta por nove segmentos, a Usina Virtual pode ser navegada por fases, com os segmentos sendo executados na ordem desejada pelo usuário, ou em sequência, como se fosse um vídeo.

O diretor de comunicação corporativa da Unica, Adhemar Altieri, explica que a Usina Virtual foi criada com a intenção de chegar o mais próximo possível da experiência marcante que é a visita real a uma usina. "Ver toda a operação de perto é fundamental para que a pessoa entenda com clareza como funciona o setor sucroenergético. Mas as usinas ficam longe das principais cidades e nem todos os visitantes tem tempo de fazer a viagem. A Usina Virtual nos dá a oportunidade de mostrar um bom resumo do que a pessoa veria, se pudesse ir a uma usina," concluiu.

Na verdade, as fases apresentadas pela Usina Virtual começam antes da chegada da cana à usina, mostrando o desenvolvimento de novas variedades, o plantio, a colheita e os testes de laboratório realizados quando a cana é entregue. Após as fases industriais, que incluem a moagem, a produção de etanol, açúcar e bioeletricidade, as últimas fases apresentam a entrega de produtos finais e o dia-a-dia dos trabalhadores das diferentes áreas de uma usina.

Experiência verdadeira
Tanto no Brasil quanto no exterior, a Usina fez sucesso. Em Bruxelas, os visitantes da Green Week conheceram a novidade ao passar pelo estande da Unica. “Com a Usina Virtual, conseguimos levar a experiência de uma verdadeira visita a usina, sem ter que deslocar as pessoas até o Brasil,” comentou Ana Aguiar, da equipe da Unica na União Europeia.

No espaço da Unica no Challenge Bibendum, no Rio de Janeiro, não foi diferente. Os visitantes formaram filas durante todos os dias do evento para conhecer a Usina Virtual. “A maioria das pessoas navegou por toda a usina, assistindo todos os segmentos pela ordem. Elas realmente queriam acompanhar tudo,” disse Leandro Pampin, gerente de marketing da Unica, que acompanhou a estreia da Usina na capital carioca.

Como conhecer
A Usina Virtual está disponível em versões narradas em português e inglês no site da Unica, e também no site da campanha SweeterAlternative, produzida pela Unica nos Estados Unidos para promover o livre comércio de biocombustíveis no mundo e especificamente o fim da tarifa imposta ao etanol importado pelos EUA.

Além da internet, a Usina Virtual poderá ser vista nos próximos eventos dos quais a Unica vai participar, entre eles a feira Simtec, de 13 a 16 de julho em Piracicaba (SP), e a Fenasucro, de 31 de agosto a 3 de setembro, em Sertãozinho (SP). A Usina também vai chegar a salas de aula, como parte do "Estudo Municípios Canavieiros", iniciativa educacional do Projeto Agora para 2010 que vai impactar escolas municipais em 100 municípios nos estados de São Paulo, Paraná, Minas Gerais, Goiás, Mato Grosso e Mato Grosso do Sul.

A Usina Virtual foi produzida para a Unica pela TV1 Vídeo de São Paulo, empresa do Grupo TV1 de Comunicação. O projeto tem apoio da Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil), ligada ao Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior.


Fonte: União da Indústria de Cana-de-Açúcar (Unica)














© Copyright 2018, Via Informação - Todos os direitos reservados
Proibida a cópia e reprodução total ou parcial sem a citação da fonte.
Site desenvolvido por Grandes Idéias

Skype: paginarural

E-mail: paginarural@paginarural.com.br

h t t p : / / w w w . p a g i n a r u r a l . c o m . b r