Boa noite!
22/09
 

Notícias

Voltar
Sexta-feira, 02 de julho de 2010 - 14h06m

Eventos > Outros

RO: Emater assina convênio para administrar a usina de calcário em Rondônia



Porto Velho/RO

Com as atividades paralisadas desde março de 2008, quando foi interditada pelo Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama), a usina de calcário voltará a produzir e atender aos agricultores de Rondônia com calcário.

Foi assinado ontem (1º), pelo secretário executivo da Associação de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado de Rondônia (Emater), Sorrival de Lima, e o presidente da Companhia de Mineração de Rondônia (CMR), Gilmar Luiz de Andrade, convênio passando para a Emater a responsabilidade pela operacionalização da usina de calcário, situada no município de Espigão do Oeste.

A usina tem uma jazida de, aproximadamente, 250 milhões de toneladas de calcário a ser explorada por cerca de 200 anos. De grande utilidade na correção da acidez e por melhorar o aproveitamento dos nutrientes do solo, o calcário é muito procurado pelos agricultores que querem melhorar suas terras. Segundo o presidente da CMR, a proposta é que a usina produza 3.500 toneladas por mês.

O calcário será oferecido ao preço de 40 reais a tonelada, ficando o transporte por conta do solicitante. “A prioridade é atender a demanda dos agricultores familiares, proporcionando, assim, uma melhora no desenvolvimento agrário”, diz Sorrival.

No caso dos pequenos agricultores o governo já garantiu transporte gratuito da usina até a sede de cada município. “Com isso todos os agricultores familiares terão calcário a preços igualitários, independente da distância de suas propriedades”, comenta Sorrival, lembrando que anteriormente, o pequeno agricultor tinha que bancar as despesas do transporte, inviabilizando financeiramente a aquisição do produto para as propriedades mais distantes.

O secretário da Emater diz ainda que já tem 10 mil toneladas de calcário britadas e que agora serão moídas para serem distribuídas aos agricultores.


Fonte: Governo de Rondônia














© Copyright 2018, Via Informação - Todos os direitos reservados
Proibida a cópia e reprodução total ou parcial sem a citação da fonte.
Site desenvolvido por Grandes Idéias

Skype: paginarural

E-mail: paginarural@paginarural.com.br

h t t p : / / w w w . p a g i n a r u r a l . c o m . b r