Boa tarde!
15/12
 

Notícias

Voltar
Sexta-feira, 02 de julho de 2010 - 20h08m

Eventos > Outros

MG: Associação Brasileira dos Criadores de Gir Leiteiro recebe delegação indiana



Uberaba/MG

Indianos conheceram, durante a Megaleite 2010, os avanços do gir leiteiro brasileiro. A Abcgil demonstrou em palestra, no Parque Fernando Costa, a eficiência e o avanço do gir leiteiro brasileiro aos visitantes do país de origem do zebu. A delegação indiana visitou durante a semana a ABS Pec Plan e várias propriedades.

Segundo o coordenador operacional do Programa Nacional do Melhoramento do Gir Leiteiro da Associação Brasileira dos Criadores de Gir Leiteiro (Abcgil), André Rabelo Fernandes, o melhoramento genético alcançado, nesses mais de cem anos de seleção do zebu no Brasil, contou com a sensibilidade dos criadores e com a eficiência dos programas voltados ao acasalamento dos animais, bem como à avaliação genética e produtiva por meio das provas das quais os animais participam.

O gir leiteiro conquista cada vez mais investidores que vislumbram seu potencial e rentabilidade econômica. Recentemente, a Abcgil, em parceria com a Embrapa Gado de Leite, desenvolveu a avaliação dos touros como uma pré-classificação para o teste de progênie. Outra importente ferramenta disponível ao produtor. Os animais são avaliados quanto ao vigor, motilidade e capacidade de congelamento do sêmen, entre outros quesitos, antes mesmo de entrarem em teste.

De acordo com o pesquisador da Embrapa Gado de Leite, Rui Verneque, esse "vestibular" possibilita economia aos produtores. "Gasta-se cerca de R$ 30 mil por animal para um teste de progênie. Com a pré-avaliação, só entram em teste touros que viabilizarão a utilização do material genético no final das avaliações", explica.


Fonte: Associação Brasileira dos Criadores de Gir Leiteiro














© Copyright 2018, Via Informação - Todos os direitos reservados
Proibida a cópia e reprodução total ou parcial sem a citação da fonte.
Site desenvolvido por Grandes Idéias

Skype: paginarural

E-mail: paginarural@paginarural.com.br

h t t p : / / w w w . p a g i n a r u r a l . c o m . b r