Bom dia!
19/08
 

Notícias

Voltar
Sábado, 03 de julho de 2010 - 13h23m

Eventos > Outros

Cabo Verde: Brasil prioriza desenvolvimento agrícola na África, diz Lula



Cabo Verde

O Brasil deve continuar incentivando o desenvolvimento da agricultura nas savanas africanas, tanto para a produção de alimentos quanto para o plantio de cana-de-açúcar voltada à produção de biocombustíveis, disse o presidente Luiz Inácio Lula da Silva durante encontro com presidentes de países da África Ocidental, em Cabo Verde. Ele destacou que a prioridade da cooperação brasileira com o continente está na produção de biocombustíveis.

Na manhã de hoje (3), Lula foi homenageado em Cabo Verde pelos representantes das 15 nações africanas presentes à reunião da Comunidade Econômica dos Estados da África Ocidental (Cedeao).

Lula comparou a savana africana ao cerrado brasileiro, onde há uma agricultura e uma pecuária desenvolvidas. “Em muitos países do continente, inclusive os da Cedeao, podemos reproduzir a revolução da agricultura brasileira”, assinalou.

Como exemplo de produção eficiente de alimentos, Lula citou o modelo de agricultura familiar adotado no Brasil, ressaltando que é possível combiná-lo com a atividade agrícola empresarial. “A produção do pequeno agricultor corresponde a 10% do nosso PIB [Produto Interno Bruto], gera milhões de empregos e fornece 70% dos alimentos consumidos no Brasil.”

Ainda hoje, Lula anunciará o perdão da dívida de Cabo Verde com o Brasil, de cerca de US 3,5 milhões. Em seu discurso para líderes africanos, Lula disse que o Brasil se tornou credor de instituições como o Fundo Monetário Internacional (FMI) e como o Banco Mundial para exigir uma mudança na postura delas.

“O FMI e o Banco Mundial não podem seguir como antes. O Brasil se tornou credor dessas entidades para que elas mudem. Basta de programas de ajuste estrutural que inviabilizam medidas de inclusão social em nossos países”, destacou o presidente.

“Ninguém duvida da urgência de reformarmos a governança econômica e política internacional. Mas essa reforma só tem sentido se for para favorecer o desenvolvimento com inclusão social. Eliminar a pobreza e derrotar a fome deve ser nossa ambição maior”, afirmou Lula.


Fonte: Agência Brasil














© Copyright 2018, Via Informação - Todos os direitos reservados
Proibida a cópia e reprodução total ou parcial sem a citação da fonte.
Site desenvolvido por Grandes Idéias

Skype: paginarural

E-mail: paginarural@paginarural.com.br

h t t p : / / w w w . p a g i n a r u r a l . c o m . b r