Boa tarde!
15/08
 

Notícias

Voltar
Sábado, 03 de julho de 2010 - 14h14m

Eventos > Seminário

RS: safra dos EUA ameaça renda dos sojicultores brasileiros



Gramado/RS

O sojicultor que tiver grão estocado deve negociar a oleaginosa antes da entrada da safra norte-americana, em setembro, se quiser obter uma boa remuneração. A orientação foi dada pelo analista de commodities de Newedge (EUA), Daniel DÁvila, na sexta-feira(2), no último dia do Seminário Cooplantio, que reuniu 1,5 mil participantes em Gramado.

Segundo ele, se o valor for suficiente para quitar as contas, o produtor deve aproveitar o prêmio pago nos portos. "Quando entrar a produção norte-americana, pode dar uma queda de até 7,80 dólares o bushel. O preço não deve ficar neste patamar, mas pode despencar", projeta. A orientação é reforçada caso o dólar atinja pico de valorização.

As eleições também podem influenciar na cotação da moeda, mas não devem alterar o preço das commodities. "A variação cambial pode favorecer, ou não, as contas do produtor", esclarece. Nesta semana, a soja estava cotada a R$ 37,00 no RS.

Outra orientação é que o produtor especule apenas com o lucro, para não perder dinheiro no mercado futuro. A safra dos Estados Unidos é estimada em 91 milhões de toneladas, os estoques do grão devem chegar a 65 milhões de t e, em 2011, a 67 milhões de toneladas.

Marcela Caetano


Fonte: Correio do Povo














© Copyright 2018, Via Informação - Todos os direitos reservados
Proibida a cópia e reprodução total ou parcial sem a citação da fonte.
Site desenvolvido por Grandes Idéias

Skype: paginarural

E-mail: paginarural@paginarural.com.br

h t t p : / / w w w . p a g i n a r u r a l . c o m . b r