Bom dia!
11/12
 

Notícias

Voltar
Segunda-feira, 05 de julho de 2010 - 09h34m

Eventos > Feira

PE: Fenagri 2010 discute potencial e desafios da fruticultura irrigada



Petrolina/PE

Uma oportunidade para atualização e a discussão de temas como a diversificação de cultivos no Semiárido, agroindústria, pós-colheita e comercialização. A Feira Nacional da Agricultura Irrigada- Fenagri 2010, vai reunir produtores, empresários e estudiosos de diversas partes do mundo, entre os dias 29 e 30 de julho no auditório do Senai, em Petrolina, para a realização do Seminário Potencial e Desafios da Fruticultura Irrigada no Vale do São Francisco.

A cerimônia de abertura começa às 8h:30, em seguida, o presidente da Valexport, Univale – e Vinhovasf, José Gualberto de Almeida ministra a palestra, Desafios para a sustentabilidade da fruticultura no Vale do São Francisco.

Durante os dois dias do evento, que será promovido pela Embrapa Semiárido, Prefeitura Municipal de Petrolina e Univale - Conselho da União das Associações e Cooperativas dos Produtores de Uvas de Mesa e Mangas do Vale do Submédio São Francisco, serão realizadas pela manhã e à tarde, mesas redondas, palestras e diversos debates, além de visitas técnicas, onde os participantes poderão aperfeiçoar os seus conhecimentos e socializar as experiências.

Para o chefe geral da Embrapa Semiárido, Natoniel Franklin de Melo, o Seminário será uma oportunidade enriquecedora. “Teremos debates sobre as alternativas para a diversificação de culturas, a produção de frutas de clima temperado no Semiárido e a potencialidade da Citricultura no Semiárido, além da palestra sobre a produção de frutíferas de clima tropical, ministrada por Ulisses Brambini da empresa Bellopapaya. Um rico conjunto de experiências para os participantes”, concluiu.

Na programação constam ainda, palestras sobre a agregação de valor a produtos de frutas: garantia de segurança e diferenciação de qualidade, bem como, mesas redondas com os assuntos: Alternativas da agroindústria para agregação de valor na produção de frutas e Inovações tecnológicas no processamento de frutas. A produção de polpa concentrada de frutas, uma experiência da Polpas Rio Grande, a experiência da LioFruit na liofilização de frutas e o potencial e viabilidade para a produção de sucos, também serão assuntos abordados durante o Seminário.

No segundo dia, os participantes vão conferir os temas: Indicação de procedência de uva de mesa e manga do Vale do Submédio São Francisco; oportunidades e desafios na comercialização de frutas; mercado interno para frutas; oportunidades e ameaças do mercado externo; política de gestão de qualidade de frutas para o mercado interno: a experiência do grupo Wall Mart.

Segundo o vice-prefeito de Petrolina, Domingos Sávio, os temas do Seminário, vão contribuir para o fortalecimento da cadeia produtiva e impulsionar a realização de novos negócios. “Estamos reunindo, muito oportunamente, grandes referenciais do segmento, que com certeza, vão dar inúmeras contribuições para o desenvolvimento do agronegócio regional.

A agricultura irrigada tem uma importância muito grande na nossa economia. Atualmente são cultivados cerca de 120 mil hectares, que produzem anualmente mais de um milhão de toneladas de frutas, gerando um faturamento de mais de 2 bilhões de reais anuais e 240 mil empregos”, enfatizou o vice-prefeito.

Além do Seminário, durante a Fenagri 2010, acontecerão encontros para comercialização da produção, Comércio Brasil - Pedra de Comercialização, promovido pelo Sebrae, uma série de visitas técnicas e o espaço para exposição de produtos e serviços, com 350 estandes, dos quais, 90% já foram comercializados.


Fonte: Fenagri 2010














© Copyright 2018, Via Informação - Todos os direitos reservados
Proibida a cópia e reprodução total ou parcial sem a citação da fonte.
Site desenvolvido por Grandes Idéias

Skype: paginarural

E-mail: paginarural@paginarural.com.br

h t t p : / / w w w . p a g i n a r u r a l . c o m . b r