Bom dia!
18/07
 

Notícias

Voltar
Segunda-feira, 05 de julho de 2010 - 14h21m

Eventos > Exposição

MT: minicursos do Senar estimulam qualificação profissional na Expoagro



Cuiabá/MT

Além do intenso público que visita e conhece as ações e serviços no estande do Sistema Famato (Famato, Senar, Sindicato Rural e Imea) durante a 46ª Expoagro (Exposição Internacional, Agropecuária, Industrial e Comercial de Mato Grosso), cerca de 250 pessoas estão conhecendo mais a fundo o trabalho desenvolvido no campo, por meio dos minicursos de qualificação profissional, oferecidos pelo Serviço Nacional de Aprendizagem.

A programação, que teve início neste fim de semana, beneficiou com seis treinamentos cerca de 60 pessoas, entre as que se escreveram no local e advindas de entidades sociais da capital. “Mostramos na prática como são os cursos que ministramos no meio rural em todo o estado. O intuito é colocar as pessoas em contato com as atividades para que depois optem entre as tantas possibilidades de profissionalização” disse Marciel Becker, coordenador de programas especiais do Senar.

É o que faz Hellen Regina, que preferiu aperfeiçoar suas habilidades na pintura em tecido. “Acredito que esse primeiro contato abre um horizonte muito grande, independente da escolha do curso. Sem dúvida, é um estímulo para a renovação profissional”.

Buscando a integração entre o meio urbano e rural, os elementos do campo utilizados na confecção das peças artesanais foram resíduos de madeira, couro e tintura, que resultaram em chinelos, brinquedos e peças decorativas.

O instrutor José Michel explica que trabalha com os alunos os aspectos culturais de Mato Grosso. Nos panos de prato, por exemplo, as pequenas flores que cobrem o cerrado dividem a tela com um enorme pequi. “Os temas estão no cotidiano de todos nós e essa proximidade facilita o processo. Desta forma despertam-se os talentos”, relata.

Marciel Becker, diz que em 2009 foram 112 treinamentos em diferentes regiões do estado, com a participação de 1.600 pessoas. Nos sete primeiros meses de 2010, foram mais de 50 treinamentos, com a participação de cerca de 750 pessoas. Os sindicatos rurais já solicitaram 104 cursos até o final do ano, o que deverá atender mais de 1.560 participantes. O evento vai até o dia 11 de junho.


Fonte: Famato














© Copyright 2018, Via Informação - Todos os direitos reservados
Proibida a cópia e reprodução total ou parcial sem a citação da fonte.
Site desenvolvido por Grandes Idéias

Skype: paginarural

E-mail: paginarural@paginarural.com.br

h t t p : / / w w w . p a g i n a r u r a l . c o m . b r