Boa tarde!
14/12
 

Notícias

Voltar
Segunda-feira, 05 de julho de 2010 - 16h27m

Pesquisa > Outros

SC: Epagri de Major Gercino pesquisa Sistema de Plantio Direto de Hortaliças



Major Gercino/SC

Obedecendo as diretrizes da Epagri, as regiões de Florianópolis e Brusque, que compõem a UGT7, definiram trabalhar preferencialmente com metodologias participativas e que busquem a construção de uma agropecuária mais limpa.

Nesse sentido, a Epagri de Major Gercino promoveu encontro de planejamento e construção de um contrato de trabalho prevendo as atividades e ações a serem executadas pelos produtores e técnicos visando a produção diferenciada de uva, com foco na transição para a produção agroecológica.

A reunião aconteceu na comunidade de Pinheiral e resultou na programação de trabalho para os próximos doze meses contendo as reuniões técnica, visitas, excursões e a escolha das lavouras de estudo, observação e avaliação das tecnologias a serem implementadas, e o comprometimento dos técnicos e das famílias de produtores com a proposta de produção mais limpa.

Na Horticultura (olericolas e frutas), definiu-se que se buscaria essa construção através do método SPDH - Sistema de Plantio direto de Hortaliças.

Esse Sistema já apresenta resultados bastante consistentes na região, com a cultura do tomate por exemplo, que além de reduzir o custo de produção para menos da metade, quando comparado com o sistema convencional, promove benefícios ao ambiente por utilizar menos fertilizantes prontamente solúveis que contaminam os lençóis freáticos e pela redução drástica na utilização de agrotóxicos, gerando assim um alimento mais limpo em benefício da sociedade.

A recuperação da vida do solo também é evidente nesse sistema, pela elevação do teor de matéria orgânica, diminuição da temperatura do solo (exposição solar) e ciclagem de nutrientes, entre outros benefícios, proporcionado pela cobertura vegetal que antecede o plantio da cultura. Esse sistema vem sendo utilizado na região, com sucesso também em outras culturas, como morango, chuchu, repolho, couve, pimentão, cebola.

“Na fruticultura é mais recente, mas com certeza também trará ótimos resultados”, afirma o engenheiro agrônomo Roberto Abati, revelando que o trabalho em Major Gercino iniciou neste ano com 15 vinicultores que procuram a produção de uma matéria prima que proporcione a produção de um produto diferenciado(suco e vinho) para uma inserção maior no mercado.

A reunião para "Contratuação" do trabalho aconteceu no dia 2 de junho. “Contratuação é o termo que estamos usando para refletir o compromisso assumido no trabalho entre agricultores e técnicos envolvidos”, explica Abati.


Fonte: Epagri














© Copyright 2018, Via Informação - Todos os direitos reservados
Proibida a cópia e reprodução total ou parcial sem a citação da fonte.
Site desenvolvido por Grandes Idéias

Skype: paginarural

E-mail: paginarural@paginarural.com.br

h t t p : / / w w w . p a g i n a r u r a l . c o m . b r