Boa tarde!
17/07
 

Notícias

Voltar
Terça-feira, 06 de julho de 2010 - 14h13m

Pesquisa > Outros

MG: pesquisa da Ufmg avalia espécies preferidas por ovinos em área de cerrado



Montes Claros/MG

Caracterizar a vegetação de uma área de cerrado e, dentre as espécies levantadas, identificar as preferidas pelos ovinos. Esses foram os objetivos da pesquisa desenvolvida pela bióloga Franciellen Morais Costa que resultou na dissertação defendida na tarde de ontem, dia 05, dentro do programa de Mestrado em Ciências Agrárias da Universidade Federal de Minas Gerais (Ufmg)

Para fazer as caracterizações pretendidas, o trabalho avaliou, durante um ano, o comportamento alimentar de ovinos em uma área de 1,5 hectare, localizada dentro do campus regional da Ufmg em Montes Claros. Segundo Franciellen, os animais foram observados todos os dias, durante um ano – entre abril de 2009 e março de 2010. As espécies selecionadas pelos animais eram imediatamente coletadas in natura e identificadas. Entre as 2.785 plantas amostradas, foram identificadas 94 espécies, distribuídas em 72 gêneros e 33 famílias botânicas.

Depois de observado o comportamento alimentar dos ovinos, a dieta foi avaliada por meio do índice de seletividade. Entre as espécies com alto índice de seletividade e maior procura pelos animais estão Andropogon sp. (capim), Baccharis tridentada, Casearia sylvestris (pau de espeto), Paullinia sp. e Schinopsis brasiliensis (braúna).

A pesquisa também apurou que as espécies selecionadas com maior frequência durante todo o ano, tanto em época de chuva quanto na seca, foram Evolvulus sp., Erythroxylum deciduum (cocão), Heteropterys byrsonimifolia (marravaqueiro), Stylosanthes guianensis (estilosante), Lippia sidoides (alecrim pimenta) e Senna spectabilis (são joão).

Segundo a pesquisadora, esses dados são importantes para orientar ações de recuperação de áreas do cerrado, nessa região, bem como para orientar criadores que usam pastagens naturais do cerrado para alimentar seus rebanhos. “Serve também de alerta para os pequenos produtores, no sentido de preservar essas espécies”, avalia Franciellen. Ela lembra que se trata de um projeto pioneiro no bioma cerrado.


FICHA TÉCNICA

Dissertação: Caracterização da vegetação e da dieta de ovinos em pastejo em área de cerrado, no Norte de Minas Gerais
Aluna: Franciellen Morais Costa
Programa: Pós-Graduação em Ciências Agrárias – Instituto de Ciências Agrárias (ICA)/Ufmg
Orientadora: Luciana Castro Geraseev


Fonte: Universidade Federal de Minas Gerais (Ufmg)














© Copyright 2018, Via Informação - Todos os direitos reservados
Proibida a cópia e reprodução total ou parcial sem a citação da fonte.
Site desenvolvido por Grandes Idéias

Skype: paginarural

E-mail: paginarural@paginarural.com.br

h t t p : / / w w w . p a g i n a r u r a l . c o m . b r