Bom dia!
25/03
 

Notícias

Voltar
Quarta-feira, 20 de julho de 2011 - 17h01m

Eventos > Outros

PR: Carambeí recebe Olimpíada Intercolonial Holandesa, destaca Batavo



Carambeí/PR

Durante os dias 20 e 24 de julho, o município de Carambeí receberá a 34ª edição do Zeskamp, Olimpíada Intercolonial Holandesa, envolvendo as seis grandes comunidades holandesas do Brasil, das cidades de Carambeí (PR), Arapoti (PR), Castrolanda (PR), Holambra I (SP), Paranapanema (SP) e Não-Me-Toque (RS).

O evento tem apoio da Batavo Cooperativa Agroindustrial, e incentiva o esporte, cultura e a valorização da família, valores presentes no cooperativismo.

Significado
A palavra holandesa "Zeskamp", em português, significa "seis campos", referenciando às comunidades holandesas existentes no Brasil e suas respectivas cooperativas, que contribuem para o desenvolvimento do agronegócio brasileiro. A 34ª edição será especial por integrar o calendário das comemorações do Centenário da Imigração Holandesa e do Ano da Holanda no Brasil, com a previsão de mais de 3 mil pessoas reunidas.

Programação
A programação envolve atrações esportivas para várias idades, como as competições de tênis, vôlei e futsal, nas modalidades junvenil, seleção, veteranos, feminino e masculino. Para a tradicional gincana, foram personalizadas provas transpondo a história da imigração holandesa no Brasil, com etapas que remetem a cada década vivida, celebrando as mesmas conquistas ao vencer cada desafio.

De acordo com os organizadores, que fazem parte do quadro social e colaborativo da Batavo, a ideia realmente foi relembrar a história, exigindo esforço para transpor os obstáculos de cada fase, como fizeram os ancestrais que desenvolveram a região.

E assim como o cooperativismo, o objetivo mesmo é unir os esforços e criar uma competição sadia, com momentos de confraternização entre as comunidades. Sem dúvida há competição, por conta dos jogos e das provas, mas no fim das contas o objetivo do evento é reunir as colônias, trazendo cultura ao esporte. Dentre as atrações, haverão apresentações musicais, com destaque para o músico holandês Syb van der Ploeg.

Livro
Durante o evento, também como parte das comemorações do Centenário da Imigração, a Associação do Parque Histórico de Carambeí (APHC) lança o terceiro livro da Coleção Imigrantes: "Falando de Histórias II", com temas relacionados à vida dos imigrantes em Carambeí.

Mais informações
Acesse o site www.zeskamp2011.com.br e acompanhe os preparativos e toda a programação do evento.


Fonte: Ocepar














© Copyright 2018, Via Informação - Todos os direitos reservados
Proibida a cópia e reprodução total ou parcial sem a citação da fonte.
Site desenvolvido por Grandes Idéias

Skype: paginarural

E-mail: paginarural@paginarural.com.br

h t t p : / / w w w . p a g i n a r u r a l . c o m . b r