Boa tarde!
20/12
 


Notícias

Voltar
Quinta-feira, 08 de setembro de 2011 - 14h48m

Eventos > Encontro

PB: Mapa promove encontro técnico sobre a cochonilha-do-carmim em Campina Grande



Campina Grande/PB

Divulgar experiências e tecnologias para combater a Cochonilha-do-Carmim, uma das principais pragas da palma forrageira. Esse é o principal objetivo do Encontro técnico sobre a Cochonilha-do-Carmim, que será promovido pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), através do Departamento de Sanidade Vegetal da Secretaria de Defesa Agropecuária, nesta sexta-feira (09), na sede da Embrapa Algodão, em Campina Grande.

O evento reunirá cerca de 100 participantes entre técnicos agrícolas, extensionistas, delegados federais do Mapa e representantes dos estados da Paraíba, Pernambuco, Alagoas, Sergipe, Piauí, Ceará, Rio Grande do Norte, Bahia, Maranhão e Minas Gerais.

Durante o encontro serão ministradas três palestras sobre o tema: Avanços Científicos Obtidos no Controle da Cochonilha-do-Carmim na Paraíba (pesquisador Edson Batista Lopes, da Emepa/PB); Controle Biológico da Cochonilha do Carmim (pesquisador da Embrapa Semiárido, Carlos Alberto Tuão Gava); e Seleção de Variedades da Palma Forrageira Resistentes à Cochonilha-do-Carmim (pesquisador do Instituto Agronômico de Pernambuco - IPA Djalma Cordeiro dos Santos).

Em seguida, haverá a apresentação das principais ações desenvolvidas pelos órgãos estaduais de Defesa Sanitária Vegetal nos estados da região Nordeste, além de Minas Gerais.

Ao final do encontro, serão discutidas as propostas que farão parte da Carta de Campina Grande, documento que reunirá os resultados das últimas pesquisas sobre as formas de combate à Cochonilha-do-Carmim, bem como, servirá como base para a definição das políticas públicas para a convivência e erradicação dessa praga.

Na ocasião, estarão presentes o superintendente Federal de Agricultura no Estado da Paraíba, Hermes Ferreira Barbosa; o diretor do Departamento de Sanidade Vegetal, da Secretaria de Defesa Agropecuária do Mapa, Cósam de Carvalho Coutinho; o propositor do encontro, deputado Romero Rodrigues; o deputado Francisco de Assis Quintans; o secretário de Estado do Desenvolvimento da Agropecuária e da Pesca, Marenilson Batista; o chefe-geral da Embrapa Algodão, Napoleão Beltrão; entre outros.

Cochonilha-do-Carmim
Originária do México e parente próxima das cigarrinhas, cigarras e pulgões, a Cochonilha-do-Carmim alimenta-se, essencialmente, da seiva das palmas forrageiras gigantes e das palmas miúdas ou doces, culturas de grande importância para os agricultores do semiárido nordestino, por se constituírem em fontes de forragens para o rebanho animal durante os períodos de estiagem. No Brasil, a presença da cochonilha foi observada pela primeira vez em 1998, no município de Sertânia, Pernambuco e, desde então, vem causando sérios danos à palma forrageira, tornado-se uma das pragas mais importantes do ponto de vista econômico, em alguns estados do Nordeste.


SERVIÇO

Encontro técnico sobre a Cochonilha-do-Carmim
Data: 9 de setembro de 2011 (sexta-feira)
Local: auditório principal da Embrapa Algodão (Rua Oswaldo Cruz, 1143 – Centenário)
Horário: a partir das 8h30


Fonte: Embrapa Algodão














© Copyright 2014, Via Informação - Todos os direitos reservados
Proibida a cópia e reprodução total ou parcial sem a citação da fonte.
Site desenvolvido por Grandes Idéias

Skype: paginarural

E-mail: paginarural@paginarural.com.br

h t t p : / / w w w . p a g i n a r u r a l . c o m . b r