Boa tarde!
24/10
 


Notícias

Voltar
Quinta-feira, 07 de julho de 2005 - 15h31m

Agricultura > Frutas

Produtores de MT plantam 9 milhões de mudas de abacaxi



Mudas de abacaxi são produzidas pela Empaer e compradas no Estado do Pará e Tocantins.


Tangará da Serra/MT

Os produtores do município de Tangará da Serra (239 km a Médio-Norte de Cuiabá) estão investindo no cultivo da cultura do abacaxi pérola e já plantaram mais de nove milhões de mudas em uma área de 210 hectares de terra. O pesquisador da Empresa Mato-grossense de Pesquisa Assistência e Extensão Rural (Empaer), Hélio Kirst, acredita que nesta safra a produção esperada é de 70 toneladas por hectare em duas colheitas por planta.

O projeto que está implantando a cultura do abacaxi conta com o apoio do Governo do Estado através da Empaer que presta assistência técnica aos produtores e produz mudas de abacaxi para plantio. A Prefeitura Municipal de Tangará da Serra também é parceira adquirindo mudas de outros Estados e repassando para os produtores.

Os pequenos produtores plantaram três milhões de mudas em uma área de 70 hectares e os grandes produtores plantaram mais de seis milhões de mudas em 140 hectares de terra. Segundo kirst a intenção dos produtores é ampliar a área de cultivo da fruta já que a indústria de polpa concentrada vai funcionar em janeiro de 2006, com capacidade para produzir 100 toneladas de polpa por dia.

O campo experimental da Empaer em Tangará da Serra está produzindo mais de três milhões de mudas de abacaxi para repassar aos produtores e algumas mudas estão sendo adquiridas nos Estados do Tocantins e Pará. "A primeira colheita do abacaxi vai coincidir com a inauguração da indústria", relata Kirst.

O presidente da Empaer, Aréssio Paquer fala que a indústria pertence a um grupo de empresários italianos e será necessário plantar 2,5 mil hectares com a cultura do abacaxi. Os produtores fecharam contrato com a indústria garantindo um preço de U$ 50 a 60 a tonelada de frutos sem coroa e entregue na fábrica. "Acredito que essa mudança na agricultura da região vai permitir um reaquecimento da economia e melhorar a situação sócio-econômica do município", finaliza Paquer.

Rosana Persona


Fonte: Governo do MT














© Copyright 2014, Via Informação - Todos os direitos reservados
Proibida a cópia e reprodução total ou parcial sem a citação da fonte.
Site desenvolvido por Grandes Idéias

Skype: paginarural

E-mail: paginarural@paginarural.com.br

h t t p : / / w w w . p a g i n a r u r a l . c o m . b r