Boa noite!
17/01
 

Notícias

Voltar
Segunda-feira, 30 de junho de 2014 - 10h48m

Eventos > Apicultura

RS: apicultores buscam padronização de colmeias e comercialização conjunta



São Lourenço do Sul/RS

Encontro de Apicultores realizado em São Lourenço do Sul, na última sexta-feira (27), na Comunidade Evangélica de Bom Jesus II, teve como objetivo organizar a produção de mel e qualificar a atividade apícola, de importância econômica e ambiental no município. O evento reuniu apicultores locais e de municípios vizinhos, que vieram compartilhar experiências quanto os tipos de colmeias e comercialização de produtos.

A organização do encontro foi da Emater/RS-Ascar e da Associação de Agricultores de Bom Jesus e Arredores. O extensionista Ricardo Boesche abordou os temas alimentação de inverno, padronização de colmeias e comercialização. Boesche falou sobre os esforços realizados na busca pela padronização do tipo de colmeia, dos diversos benefícios que apresenta. Entre os quatro tipos básicos de colmeias mobilistas mais importantes na região, a preferência ainda é pela colmeia Schenk (36%), seguida pela Langstroth (34%) e Curtinaz (28%). O caixão tradicional representa 1,26%, enquanto a colmeia Schirmer aparece com menos de 1%. A padronização do material apícola é um dos assuntos prioritários debatidos pelos apicultores.

O representante da Associação de Apicultores de Encruzilhada do Sul, Egídio Pereira, destacou os benefícios da comercialização conjunta. Para ele, tão importante quanto produzir o mel, é ter uma boa apresentação ao consumidor. As embalagens com rótulos, código de barras e inspeção federal garantem ao a qualidade do mel para o consumo. A associação de Encruzilhada do Sul funciona desde 1997 e comercializa, entre outros produtos, a cera laminada e alimentação de inverno para as abelhas.

Os representantes do Núcleo de Apicultores de São Lourenço do Sul presentes no encontro salientaram a troca de experiências entre os participantes. O apicultor Ingo Khun falou da oportunidade que a Extensão Rural proporciona ao levar conhecimento para as comunidades. Outro apicultor, Olavo Moraes, que trabalha na atividade há mais de quarenta anos, recomenda aos iniciantes a atenção na escolha do apiário. Para ele é fundamental ter água de qualidade próxima e uma boa florada para as abelhas.


Fonte: Emater/RS














© Copyright 2018, Via Informação - Todos os direitos reservados
Proibida a cópia e reprodução total ou parcial sem a citação da fonte.
Site desenvolvido por Grandes Idéias

Skype: paginarural

E-mail: paginarural@paginarural.com.br

h t t p : / / w w w . p a g i n a r u r a l . c o m . b r