Boa noite!
25/03
 

Notícias

Voltar
Segunda-feira, 20 de março de 2017 - 14h18m

Eventos > Emater

RS: Porto Vera Cruz lança Programa de Desenvolvimento Rural



Porto Vera Cruz/RS

Ocorreu na manhã da sexta-feira (16), dentro das programações dos 25 anos de emancipação de Porto Vera Cruz, o lançamento do Programa Municipal de Desenvolvimento Rural, para a Gestão 2017-2020. O prefeito, Delfor Barbieri, acolheu os presentes falando sobre as propostas para sua gestão, enfatizando que o desenvolvimento passa, necessariamente, pelo planejamento e comprometimento da administração, pela decisão de empreender das famílias rurais, pela efetiva e permanente assistência técnica, pela disponibilidade de recursos pelos agentes financeiros e pela união de todos na busca por espaços de comercialização.

Com ênfase, o prefeito apontou para a necessidade a importância do trabalho com as parcerias, destacando as ações já realizadas pela Emater/RS- Ascar e Secretaria Municipal de Agricultura.

Na busca de renda para as propriedades rurais, o prefeito expôs a ampliação da atividade da suinocultura no município, com novas estruturas para a terminação de suínos chiqueirões, empreendimentos que contam com subsídios do município. Também foram anunciados a construção de um pavilhão/creche, com capacidade para dois mil leitões, a partir de um investimento da iniciativa privada em parceria com a Prefeitura.

Já o secretário municipal da agricultura, Jorge Andrade, detalhou o Programa, ressaltando as políticas já existentes em diversos setores, como o da bovinocultura de leite, com a ampliação significativa das áreas de pastagens perenes de Tiffton 85, Gigs e capim Kurumin, melhorias genéticas com a oferta de inseminação artificial subsidiada, bem como as capacitações com a realização de excursões, dias de campo e oficinas para o manejo das pastagens, criação correta das terneiras e a busca da qualidade do leite nas propriedades e consequentemente o aumento da renda.

Com características próprias diferenciadas pelo microclima existente, Porto Vera Cruz tem potencial para ampliar a fruticultura. Neste sentido, foram levantados pelo engenheiro agrônomo do município, André Camargo, dados e cenário para algumas culturas, as quais poderiam atender demandas locais e regionais de forma satisfatória. A atividade é promissora, conta com incentivos de máquinas e de assistência, além de recursos financeiros do Fundo de Desenvolvimento Municipal da Agricultura (Fundama).

Foram assinados sete projetos do Fundo Estadual de Apoio aos Pequenos Estabelecimentos Rurais (Feaper), no montante de R$70.000,00, para a compra de equipamentos para o desenvolvimento da agricultura familiar no Município. Estes valores foram captados a partir da mobilização da comunidade para o Processo de Participação Popular e Cidadã (PPC) de 2015, com projetos elaborados em 2016 e liberados agora em 2017.

Segundo o chefe do Escritório Municipal da Emater/RS-Ascar, Gilberto Bárbaro, o objetivo destas aquisições é facilitar as atividades desenvolvidas nas propriedades, diminuindo a dependência de serviços externos, além da possibilidade da prestação de serviços para terceiros.

O ato contou com a presença do gerente regional da Emater/RS-Ascar de Santa Rosa, Ademir Renato Nedel, que falou sobre a necessidade de se manter as parcerias entre as entidades do município, mas principalmente com a Prefeitura Municipal, pois as metas e projetos do setor agropecuário também são metas do da unidade local da Emater/RS-Ascar de Porto Vera Cruz. "Há ações importantes que podem ser desenvolvidas, pois temos características própriasm, como é o caso do microclima, e porque os agricultores vem recebendo, ao longo dos anos, um grande apoio da administração municipal e da Emater/RS-Ascar para execução das politicas públicas de desenvolvimento local", comenta Nedel.


Fonte: Emater/RS














© Copyright 2017, Via Informação - Todos os direitos reservados
Proibida a cópia e reprodução total ou parcial sem a citação da fonte.
Site desenvolvido por Grandes Idéias

Skype: paginarural

E-mail: paginarural@paginarural.com.br

h t t p : / / w w w . p a g i n a r u r a l . c o m . b r