Bom dia!
20/10
 

Notícias

Voltar
Segunda-feira, 20 de março de 2017 - 15h14m

Eventos > Emater

RS: parceria entre Emater e Senai busca alternativa para reduzir penosidade na colheita de cana-de-açúcar



Santa Rosa/RS

Na última quinta-feira (16), o chefe do Escritório Municipal da Emater/RS-Ascar de Campina das Missões, engenheiro agrônomo Antônio Jung, esteve presente no Senai, em Santa Rosa, e expôs para estudantes e professores as demandas que a Cooperativa Canavieira Santa Teresa Ltda. tem em relação a equipamentos para auxiliar na colheita e fabricação de cachaça e melado.

A cooperativa está localizada na comunidade de Vila Teresa, interior de Campina das Missões, produz e comercializa melado e cachaça, ambos registrados e legalizados, além intermediar o comercio de leite e outros produtos agrícolas e minimercado. A grande demanda da cooperativa é diminuir a penosidade de trabalho para o corte de cana-de-açúcar, que atualmente é realizada de forma manual. As características de tipo de relevo das lavouras, associadas ao formato de colheita e beneficiamento da cana-de-açúcar, não foram identificadas no mercado máquinas adaptadas para substituir a colheita manual.

A cooperativa tem potencial e mercado para ampliar a produção, mas esbarra na falta de mão de obra para o corte e recolhimento da cana até a cooperativa. O Senai, através da sua direção e professores, se propõe a discutir junto aos seus alunos, alternativas para auxiliar na diminuição da penosidade do trabalho do corte de cana e permitir o aumento do volume diário. Assim, poderá usar de toda capacidade de produção instalada, e ampliar a produção de melado e cachaça.


Fonte: Emater/RS














© Copyright 2017, Via Informação - Todos os direitos reservados
Proibida a cópia e reprodução total ou parcial sem a citação da fonte.
Site desenvolvido por Grandes Idéias

Skype: paginarural

E-mail: paginarural@paginarural.com.br

h t t p : / / w w w . p a g i n a r u r a l . c o m . b r