Bom dia!
20/10
 

Notícias

Voltar
Segunda-feira, 20 de março de 2017 - 15h34m

Emprego > Embrapa

GO: potencial de tecnologias agrícolas na ExpoTec Embrapa 2017



Santo Antônio de Goiás/GO

A terceira edição consecutiva da ExpoTec Embrapa 2017, realizada nos dias 16 e 17 de março, na Fazenda Capivara, sede da Embrapa Arroz e Feijão (Santo Antônio de Goiás/GO) se consolida como uma importante referência para o segmento do agronegócio para o Estado de Goiás e região do cerrado.

Em dois dias, foram mais de mil pessoas que participaram do evento e reunindo os parceiros e organizadores, como a Emater Goiás, o Sistema Faeg/Senar, a Rede de Fomento Ilpf e a participação das entidades públicas e privadas de classe, associações, sindicatos rurais, além de agricultores, pecuaristas, estudantes e professores da área de ciências agrárias que percorreram dez estações sobre as principais tecnológicas disponíveis ao homem do campo.

Na manhã do dia 16, os pesquisadores da Embrapa Arroz e Feijão e dos Núcleos Regionais da Embrapa Algodão, Cerrados, Milho e Sorgo, Gado de Leite e, Embrapa Soja expuseram um giro de tecnologias no campo, com demonstrações e dinâmicas de cultivares e manejo de doenças do milho e da soja, cultivares de algodão e manejo de resistência à inseticidas, uso eficiente de insumos na cultura do feijão, cultivar e indutores de resistência no arroz e, importância da diversificação dos sistemas produtivos. 

À tarde, técnicos e agricultores se reuniram no auditório do Centro de Pesquisa de Goiás os pesquisadores da Embrapa Soja e Embrapa Milho e Sorgo debateram sobre ações de manejo de doenças na soja e doenças no milho.

Na manhã seguinte, foi a vez dos pecuaristas de corte e de leite que apresentaram tanto as novas cultivares de forrageiras e utilização de silagem na produção de animais eficientes, como demonstraram formas de estabelecimento de um sistema de integração lavoura-pecuária-floresta (ILPF), além de palestras sobre desempenho de touros jovens eficientes: genética e nutrição animal e debate sobre estratégias para o controle da mosca dos estábulos.

Na parte da tarde, pesquisadores da Embrapa Gado de Corte, da Cargill-Nitron e da Minerva Foods apresentaram palestras técnicas sobre sanidade como fator determinante para o lucro do sistema de produção, estratégias nutricionais para a produção de carne de qualidade no Brasil Central e de boi gordo: tendências e exigências de mercado.

O produtor rural Jeferson Borges Rodrigues tem uma pequena propriedade de 24 hectares no município de Goianira (GO), onde ele e seus pais produzem milho e sorgo para silagem e, na pecuária leiteira, produz cerca de 240 litros/dia. Para o produtor o evento teve um benefício imediato na forma de tratamento dos animais na fazenda, principalmente com relação a questões relacionadas ao armazenamento eficiente da silagem e a maneira de despacho do animal no cocho para se alimentar: “eu não percebia que um cocho muito alto ou uma posição desfavorável, além de gerar desconforto ao animal, faz com que ele se alimente menos, gerando menor desenvolvimento do animal e a produção fica mais reduzida”.

O produtor de Anápolis (GO), Jean Carlos Constante concentra sua produção na pecuária de corte. Ele veio à ExpoTec no segundo dia do evento e destacou a importância de se realizar maior integração entre a pesquisa e a extensão rural como base para suporte técnico aos agricultores: “A Embrapa produz muitas coisas, mas estas informações não chegam para nós lá no campo e, como é muito raro recebermos um pesquisador da Embrapa na propriedade, é preciso reforçar a parceria com a extensão rural, que está mais próxima de nós”, argumenta o produtor.

A ExpoTec Embrapa é fruto da parceria que se fazem presentes todos os anos entre Unidades da Embrapa, o Sistema Faeg/Senar, Unipasto, Cocamar, Dow, AgroSciences, John Deere, Parker e Syngenta.


Fonte: Embrapa Arroz e Feijão














© Copyright 2017, Via Informação - Todos os direitos reservados
Proibida a cópia e reprodução total ou parcial sem a citação da fonte.
Site desenvolvido por Grandes Idéias

Skype: paginarural

E-mail: paginarural@paginarural.com.br

h t t p : / / w w w . p a g i n a r u r a l . c o m . b r