Bom dia!
23/08
 


Notícias

Voltar
Segunda-feira, 20 de março de 2017 - 16h06m

Agroindústria > Agricultura Familiar

RS: agroindústria de geleias é inaugurada em Ametista do Sul



Ametista do Sul/RS

A família Martins, moradora da Linha São Valentin, interior de Ametista do Sul, comemorou mais uma conquista na última quinta-feira (16). Na ocasião, a família inaugurou sua tão sonhada agroindústria, a Geleias São Valentin. Durante a inauguração, a família recebeu o certificado de inclusão no Programa Estadual da Agroindústria Familiar (Peaf).

O casal, Antônio Adair e Tânia Martins, responsáveis pela agroindústria, sempre produziram laranja, uva e morango na propriedade. A comercialização das frutas in natura era a forma de geração de renda da família. Pensando em aproveitar o excedente da laranja e da uva e aproveitar, no caso do morango, aquilo que não tem qualidade para venda, surgiu a ideia de transformar a matéria prima e iniciar a fabricação de geleias na propriedade, uma forma de agregar valor ao produto e aumentar a renda da família. Os produtos da agroindústria estão sendo comercializados no município de Ametista do Sul, em todo o Estado e em Santa Catarina.

A agroindústria São Valentin conta com a colaboração dos produtores, Ildo e Neiva Compagnoni, e Wilson e Angelina Compagnoni. A Emater/RS-Ascar há anos vem assessorando e acompanhando a família Martins. "Nós trabalhamos desde a produção das frutas, ajudamos desde o começo para regularização da agroindústria, encaminhamento junto à vigilância sanitária, projeto de licenciamento ambiental, alvarás, rotulagem, fabricação das geleias, entre outras etapas", contou a engenheira agrônoma da Emater/RS-Ascar, Joceani Dal Cero. A família Martins também é assistida da Emater/RS-Ascar, através do Programa Gestão Sustentável da Agricultura Familiar.

O ato de inauguração da agroindústria São Valentin contou com a presença da equipe municipal da Emater/RS-Ascar, Joceani Dal Cero e Tatiane dos Santos, e do assistente técnico regional de organização econômica da Emater/RS-Ascar, Gaspar Scheid.

Programa Estadual da Agroindústria Familiar (Peaf)
O Programa Estadual de Agroindústria Familiar (Peaf), criado pelo Decreto Estadual nº 49.341, de 05 de julho de 2012, oportuniza linhas de crédito aos agricultores familiares com juros mais baixos, amplia a participação dos agricultores familiares no Programa de Aquisição de Alimentos (PAA) e no Programa Nacional da Alimentação Escolar (Pnae), oferece serviços de orientação para regularização sanitária e ambiental com a disponibilização de perfis agroindustriais (layout de rótulos, entre outros), disponibiliza novos espaços de comercialização local e também apoia feiras de expressão regional, estadual e nacional.

Através do Programa são disponibilizados cursos de qualificação nas áreas de gestão, boas práticas de fabricação e processamento dos alimentos, assistência técnica para elaboração de projetos de regularização sanitária e ambiental. Interessados no assunto podem procurar a equipe da Emater/RS-Ascar do seu município.


Fonte: Emater/RS
















© Copyright 2017, Via Informação - Todos os direitos reservados
Proibida a cópia e reprodução total ou parcial sem a citação da fonte.
Site desenvolvido por Grandes Idéias

Skype: paginarural

E-mail: paginarural@paginarural.com.br

h t t p : / / w w w . p a g i n a r u r a l . c o m . b r