Boa noite!
13/12
 

Notícias

Voltar
Segunda-feira, 20 de março de 2017 - 16h11m

Cursos > Embrapa

DF: Embrapa oferece Curso de Microscopia de Força Atômica para alunos da UnB



Brasília/DF

O Laboratório de Nanobiotecnologia da Embrapa Recursos Genéticos e Biotecnologia, unidade de pesquisa da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) localizada em Brasília, DF, promove no período de 20 a 29 de março de 2017 o Curso de Microscopia de Força Atômica. O objetivo é capacitar cinco (05) estudantes de pós-graduação da disciplina Biologia Molecular da Universidade de Brasília (UnB), de acordo com o convênio firmado entre a Embrapa e a Fundação Universidade de Brasília (FUB).

A Microscopia de Força Atômica é uma técnica de análise que consiste na varredura de uma amostra com uma sonda a fim de obter sua imagem topográfica com resolução atômica, além de mapear certas propriedades mecânicas e físico-químicas dos materiais que as compõem. "A técnica utiliza a força atômica (MFA) como ferramenta para o chamado &39;estudo nanoestrutural&39;, com ênfase na caracterização de biomateriais, macromoléculas, células eucarióticas e microrganismos", explica o coordenador do curso Luciano Paulino da Silva, pesquisador da Embrapa Recursos Genéticos e Biotecnologia.

Além de aulas teóricas, o curso conta com 8 (oito) práticas com o seguinte conteúdo: 1) Funcionamento do  MFA  Shimadzu  SPM - 9600 e análise de materiais; 2) Análise de material em modo contato; 3) Análise de material em modo força lateral; 4) Análise de material em modo modulação de força; 5) Análise de material em modo contato intermitente (dinâmico); 6) Análise de material em modo fase; 7) Processamento  e  análise  de  imagens  de  MFA; e 8) Organização  dos resultados obtidos para apresentação.

Além da realização de práticas, os alunos inscritos deverão apresentar seminários e fazer provas teóricas com questões subjetivas acerca dos temas discutidos ao longo do curso. Haverá ainda uma prova prática, que consistirá no ajuste do microscópio de força atômica para início de uma varredura. Ao final do curso, os participantes deverão estar aptos a interpretar corretamente as imagens obtidas em diversos modos de operação, avaliar a adequação as técnicas para caracterização de amostras e fazer uso das técnicas.


As informações sobre o curso estão disponíveis no link.


Fonte: Embrapa Recursos Genéticos e Biotecnologia














© Copyright 2017, Via Informação - Todos os direitos reservados
Proibida a cópia e reprodução total ou parcial sem a citação da fonte.
Site desenvolvido por Grandes Idéias

Skype: paginarural

E-mail: paginarural@paginarural.com.br

h t t p : / / w w w . p a g i n a r u r a l . c o m . b r