Bom dia!
01/05
 

Notícias

Voltar
Segunda-feira, 20 de março de 2017 - 18h10m

Eventos > Dia de Campo

RS: tarde de campo em Nova Boa Vista destaca atividade leiteira e qualidade de vida da família rural



Nova Boa Vista/RS

A propriedade da família Furini, localizada no interior de Nova Boa Vista, é uma das propriedades destaques na atividade leiteira no município. Na última sexta-feira (17), o casal, Flávio e Suzete Furini, abriu sua propriedade para receber mais de cem produtores e estudantes para uma tarde de campo com foco na atividade leiteira e na qualidade de vida da família rural. O evento foi organizado pela Emater/RS-Ascar e Prefeitura.

Há apenas dez anos Flávio e Suzete retornaram ao meio rural e reassumiram a propriedade. Flávio é técnico agrícola, formou-se na área de informática e decidiu trabalhar na cidade. Percebendo a possibilidade de geração de renda e melhor qualidade de vida proporcionada no meio rural, o casal retornou à propriedade. “Eu não voltaria a trabalhar na cidade, de jeito nenhum. Não troco meu trabalho aqui. A gente é muito feliz em trabalhar aqui na propriedade”, exclamou o produtor.

A atividade leiteira é ainda mais recente na história da família. Há apenas seis anos Flávio e Suzete iniciaram os investimentos na atividade e, hoje, já se tornaram referência para outros produtores do município. “Não tem atividade melhor do que a atividade leiteira. Optamos pelo leite pela renda mensal que ela nos proporciona”, afirmou.

Aos poucos, o casal começou a investir em tecnologia, buscando a diminuição da penosidade e maior facilidade do trabalho, uma vez que a mão de obra da propriedade é reduzida, apenas Flávio e Suzete. A mãe de Flávio, dona Terezinha, mora na propriedade, mas sua saúde frágil a impede de ajudar nas atividades. Hoje, a produção leiteira mensal da família Furini é em média 16,8 mil litros, com 22 vacas em lactação. A intenção da família é chegar a 40 animais, em um planejamento para dois anos. Com uma área abundante de água, a família implantou sistemas de irrigação em 4,75 hectares de pastagens.

Em uma das estações da Tarde de Campo, o engenheiro agrônomo da Emater/RS-Ascar, Felipe Lorensini, falou sobre os programas de governo existentes que ajudam a subsidiar a implantação de sistemas de irrigação nas propriedades rurais. Na propriedade dos Furini, inicialmente foi implantado um sistema de irrigação através do Programa Irrigando a Agricultura Familiar, da Secretaria de Desenvolvimento Rural, Pesca e Cooperativismo (SDR), e mais tarde esse sistema foi ampliado, por meio do Programa Mais Água Mais Renda, da Secretaria da Agricultura, Pecuária e Irrigação do RS (Seapi).

Técnicos da Secretaria da Agricultura de Nova Boa Vista falaram sobre pastagem Tifton e sobre a área de pasto da propriedade, explicando o trabalho realizado desde a implantação, adubação e manejo. O assistente técnico regional de sistemas de produção animal da Emater/RS-Ascar, Valdir Sangaletti, falou sobre gestão da propriedade e da atividade leiteira, divulgando ainda as ações do Programa Gestão Sustentável da Agricultura Familiar.

A família Furini está inserida no Programa e vem desenvolvendo ações para melhoria do planejamento e da gestão da propriedade. Sangaletti ressaltou as anotações e os controles que são importantes para os produtores realizarem na propriedade. “A atividade leiteira é movida pela geração e adoção de tecnologia, mas para isso o produtor tem que manejar conhecimento”, destacou.

Na estação organizada próximo à residência da família foram abordados temas importantes que envolvem o bem-estar e a qualidade de vida das famílias rurais. A extensionista social da Emater/RS-Ascar, Thais Albarello, falou da importância da produção de alimentos, lembrando da Campanha Regional Produza seu alimento e colha saúde, que já está na terceira edição.

Aproveitando a ocasião, a Emater/RS-Ascar e a Prefeitura apresentaram duas campanhas municipais que serão desenvolvidas com as famílias rurais de Nova Boa Vista. A primeira promove a qualidade de vida através do saneamento básico nas propriedades que ainda não possuem. “A campanha vem pra intensificar aquilo que a gente já vem realizando. Queremos proporcionar mais qualidade de vida às famílias. Saneamento básico é saúde”, salientou Thais. Para esse projeto, a Prefeitura disponibilizará horas máquina e cascalho e as famílias envolvidas deverão adquirir os poucos materiais necessários para a construção da fossa séptica.

Outra campanha que será instituída no município visa à valorização das propriedades rurais. Todas as propriedades serão identificadas. Cada acesso de propriedade receberá uma placa com o nome dos proprietários. O embelezamento do entorno ficará a cargo da família. Essa ação foi inspirada na Campanha Regional Minha propriedade, meu paraíso, realizada pela Emater/RS-Ascar nos 42 municípios da região.

Participaram da Tarde de Campo, o prefeito de Nova Boa Vista, Daniel Thalheimer, o secretário Municipal da Agricultura, Erno Klein, o gerente adjunto do Escritório Regional da Emater/RS-Ascar de Frederico Westphalen, Mario Coelho da Silva, e demais lideranças.


Fonte: Emater/RS














© Copyright 2017, Via Informação - Todos os direitos reservados
Proibida a cópia e reprodução total ou parcial sem a citação da fonte.
Site desenvolvido por Grandes Idéias

Skype: paginarural

E-mail: paginarural@paginarural.com.br

h t t p : / / w w w . p a g i n a r u r a l . c o m . b r