Boa noite!
25/06
 

Notícias

Voltar
Sexta-feira, 21 de abril de 2017 - 12h40m

Eventos > Cooperativas

PR: cooperados participam de viagem técnica à Argentina, destaca Unicampo



Maringá/PR

Em parceria com a Sancor Seguros e o Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo (Sescoop), a Unicampo (Cooperativa de Trabalho dos Profissionais de Agronomia) promoveu, no período de 18 a 25 de março, uma excursão técnica à Argentina. A viagem, que faz parte da comemoração dos 25 anos da cooperativa, contou com 30 participantes, dos quais 27 cooperados. O objetivo foi oferecer conhecimento técnico e informações sobre a agricultura e o cooperativismo do vizinho país, importante produtor mundial de alimentos.

Buenos Aires - A primeira etapa da viagem foi cumprida na capital, onde o grupo teve a oportunidade de conhecer a cultura local e realizar uma visita técnica ao Inta (Instituto Nacional de Tecnologia Agropecuária).

Rosário - Nesta cidade da província de Santa Fé, a 260 quilômetros de Buenos Aires, a comitiva conheceu a Bolsa de Comércio de Rosário, criada em 1884 com a finalidade de promover o mercado de produtos, capitais e outros ativos, sendo a mais importante referência em volume de operações de comercialização de grãos do país. No mesmo dia, o grupo visitou o Porto San Lorenzo, um dos maiores centros de exportação de mercadorias da Argentina, onde foram recebidos por dirigentes da Enapro.

Sunchales - Conhecida como a capital nacional do cooperativismo, por concentrar grandes cooperativas, entre as quais a Sancor Seguros, fundada em 1945 e que atualmente mantém operações na Argentina e em outros quatro países (Uruguai, Paraguai, Colômbia e Brasil), a cidade fez parte do roteiro. Os visitantes conheceram a estrutura da organização, participaram de palestras e visitaram  a Cites, uma incubadora de tecnologia, que desenvolve projetos para surgimento de novas empresas.

Córdoba - No último destino da excursão, a segunda cidade mais populosa da Argentina, foi promovida visita a Claas, grande empresa alemã que atua de fabricação de máquinas agrícolas, onde foi apresentada, em especial, sua tecnologia na produção de colheitadeiras e picadores.

Avaliação dos participantes - Os participantes da viagem fizeram relatos sobre o que viram. Para Felipe de Bortoli Gomes, “foi uma viagem muito interessante, pois proporcionou aos cooperados mergulhar na realidade do agronegócio do 3º maior produtor de grãos do mundo, mostrando suas áreas agrícolas e seus pontos positivos e desafios para os próximos anos. Para o cooperado, foi uma grande oportunidade para sua capacitação profissional, ao conhecer as formas de trabalho que são realizadas no país vizinho, e que podem ser implementadas no nosso trabalho”.

Experiência positiva - Cláudia Maria Justus destacou: “Minha experiência quanto a viagem foi muito positiva, agregando valores tanto para minha vida profissional quanto para a pessoal. A excursão técnica proporcionou momentos de aprendizado e conhecimento de outra realidade agrícola. Os pontos visitados como o porto e a bolsa de comércio de Rosário, a seguradora Sancor de Sunchales e a fabricante de máquinas agrícolas em Cordoba, foram de fundamental importância para entender o funcionamento da agricultura na Argentina. A palestra da seguradora Sancor foi a que mais me chamou atenção, pois mostrou um panorama geral da atividade agrícola no país”.

Ponto positivo - Na opinião de Rodrigo Jardim Ragazzi, “o fato de terem sido feitas visitas técnicas em diferentes locais e a abordagem de diferentes assuntos foi um ponto positivo, a troca de experiência entre os profissionais foi muito interessante. Em relação as visitas e palestras, creio que a da Sancor foi no meu ponto de vista a mais produtiva, esclarecendo alguns detalhes com relação aos seguros feitos. O maior ganho profissional foi a experiência e a convivência entre os cooperados da Unicampo, a viagem ajudou na aproximação de relação entre cooperados, tanto de alguns que moravam longe quanto de outros que fazem parte da mesma região e apenas se ‘conheciam’ por telefone”.

Oportunidade única - Sarah Gimenes Castilho enfatizou: “Foi uma oportunidade única para conhecer a forma com a qual outro país, nesse caso a Argentina, realiza o manejo da agricultura. Gostei muito da apresentação da seguradora Sancor, que em uma apresentação clara e objetiva, explanou os pontos mais importantes sobre a agricultura no país. Profissionalmente acho muito enriquecedor conhecer a cultura e os métodos com o qual é realizada a agricultura em outra região, é uma forma em que podemos ter contato com novas ideias e se possível, inseri-las no nosso meio de trabalho”.

Atendimento - Por sua vez, Antonio dos Reis Poscidonio avaliou: “Gostaria de parabenizar a organização, desde a saída de Maringá até aos locais de visitas, onde fomos bem atendidos de forma geral. Com relação a seguradora Sancor, gostei muito da sede e fiquei surpreso com a organização da empresa. Também achei muito importante a apresentação como um todo da atuação como agente de seguro, nos passando muita segurança na eventualidade de indicar e recomendar aos produtores rurais para contratar esta  seguradora. No que tange às demais palestras, foi de grande valia, tendo ampliado meus conhecimentos, onde posso colocar em prática no meu dia a dia de trabalho. Com relação a topografia daquele  país , gostei muito, tendo em vista a facilidade de trabalho com máquinas e implementos”. 


Fonte: Sistema Ocepar














© Copyright 2017, Via Informação - Todos os direitos reservados
Proibida a cópia e reprodução total ou parcial sem a citação da fonte.
Site desenvolvido por Grandes Idéias

Skype: paginarural

E-mail: paginarural@paginarural.com.br

h t t p : / / w w w . p a g i n a r u r a l . c o m . b r