Boa noite!
12/12
 

Notícias

Voltar
Quinta-feira, 18 de maio de 2017 - 18h01m

Eventos > Fenasul

RS: raça Holandês tem 124 animais inscritos na Fenasul/Expoleite 2017



Imagens

Foto: Página Rural



Esteio/RS

A raça holandesa marca presença mais uma vez durante a 40ª Expoleite/13ª Fenasul, que ocorre de 24 a 28 de maio, no parque de exposições Assis Brasil, em Esteio. A Associação dos Criadores de Gado Holandês do Rio Grande do Sul (Gadolando RS) recebeu a inscrição de 124 animais pertencentes a 22 criadores dos municípios de Carlos Barbosa, Barão, Humaitá, Salvador do Sul, Fortaleza dos Valos, Ibiraiaras, Viamão, Serafina Correa, São Lourenço do Sul, Teutonia, Pelotas, Anta Gorda, Boa Vista do Cadeado, Glorinha, Farroupilha, Taquara e Eldorado do Sul.

O presidente da entidade, o criador Jorge Fonseca da Silva, destaca que apesar de todas as dificuldades enfrentadas pelos produtores neste ano, a raça holandesa manteve praticamente o mesmo número de animais do ano passado. “Isso demonstra a confiança dos criadores em superar as dificuldades e participar dos eventos, arcando com o ônus dos custos pesados mas visando manter sua criação em constante evidência”.

A programação da raça começa na segunda-feira (22), a partir das 8h, com a entrada de animais no parque. O concurso leiteiro inicia na quarta-feira (24), com a primeira ordenha às 6h, e termina na quinta-feira (25), com a quinta ordenha às 14h e divulgação dos resultados no final da tarde. Os julgamentos de classificação iniciam na sexta-feira (26), a partir das 14h, quando entram em pista os machos e fêmeas jovens e continuam no sábado (27), a partir das 9h, quando serão avaliadas as fêmeas, conjuntos e definido o grande campeonato.

O uruguaio Martin Artucio, de 58 anos, é o jurado da raça holandesa durante os julgamentos de classificação da Fenasul/Expoleite. Natural de Montevidéu, Uruguai, Artucio cursou a Faculdade de Veterinária e é criador, em Canelones. O criador é membro do Corpo Oficial de Jurados do Uruguai há mais de 20 anos, atuando como jurado em todas as exposições importantes do país, incluindo duas vezes a Nacional do Prado, San José, Florida e outras. Atualmente é vice-presidente da Sociedad de Criadores de Holando del Uruguay Schu)

Também atuou como jurado na Argentina em várias oportunidades, Peru, Equador, Bolívia, México e França. No Brasil, foi jurado em diversas oportunidades no Rio Grande do Sul em exposições de Taquara, Augusto Pestana, Pelotas e Bagé. Em Santa Catarina, foi jurado em Chapecó e São Paulo, em São José dos Campos. Também é jurado oficial da Holstein Association, dos Estados Unidos.

Dados de produção
O Brasil é o quarto maior produtor de leite do Mundo, com uma produção total de 35.124.360 toneladas do produto, ficando atrás apenas dos Estados Unidos, Índia e China (dados do IBGE de 2014). O País também é o quarto mercado do mundo em consumo de leite branco. A produtividade média é de 1.525 quilos por cabeça.
O Rio Grande do Sul foi responsável em 2015, pela produção de 4,60 bilhões de litros de leite. O consumo percapita brasileiro é de 178 litros por ano, bem abaixo da indicação da Organização Mundial da Saúde (OMS), que é de 220 litros percapita ao ano. O rebanho gaúcho em produção de leite é de 1.554.909 animais com uma produção média diária de 13 milhões de litros.

Cachorros
No sábado (27), a partir das 10h, o gado leiteiro empresta sua pista para os cachorros da raça ovelheiro gaúcho para uma demonstração de obediência pela Associação dos Criadores de Ovelheiro Gaúcho (Acog). Segundo a presidente e sócia-fundadora, a engenheira agrônoma Elen Nunes Garcia, as demonstrações de pastoreio são feitas somente em mangueiras reais. À tarde, às 14h, ocorre o julgamento morfológico. Desde 2013, a entidade participa de Expofeiras e eventos culturais para a difusão da raça.

Em seguida, às 11h, haverá uma demonstração do esporte Canicross. O presidente da Associação Gaúcha de Canicross (AGCani), Mauríco Pinzkoski, explica que serão em torno de 30 minutos de demonstração, quando serão apresentados dois conjuntos, formados por um tutor e um cachorro cada um, que farão uma corrida em torno da pista. Durante o evento, haverá ainda, uma exposição de fotos sobre o esporte.
Pinzkoski também falará um pouco sobre o que é o esporte e como surgiu no Brasil. Segundo ele, o Canicross é um esporte europeu que existe a pouco mais de 10 anos. Oriundo da Inglaterra, a atividade consiste na corrida do cão com seu tutor por terrenos irregulares (tipo cross).


PROGRAMAÇÃO DA RAÇA HOLANDÊS

Dia 22/05 – Segunda-feira
08h – Inicio Entrada dos Animais

Dia 23/05 – Terça-feira
18h – Fim entrada dos animais para o Concurso leiteiro

Dia 24/05 – Quarta-feira
06h – 1ª Ordenha Concurso leiteiro
12h – Fim entrada dos Animais Exposição
14h – 2ª Ordenha Concurso leiteiro
22h – 3ª Ordenha Concurso leiteiro

Dia 25/05 – Quinta-feira
06h – 4ª Ordenha Concurso leiteiro
14h – 5ª Ordenha Concurso leiteiro
17h – Abertura Oficial 40ª Expoleite – 13ª Fenasul e banho de leite

Dia 26/05 – Sexta-feira
14h – Julgamento de Classificação Machos e Fêmeas Jovens

Dia 27/05 - Sábado
10h – Julgamento de Classificação Fêmeas, Conjuntos e Grande Campeonato
10h – Demonstração Cães Ovelheiro Gaúcho (Acog)
11h – Apresentação e Demonstração do esporte Canicross
16h – Destaques Holandês 2017 – Entrega de Prêmios da Raça Holandesa
Leite com Café da tarde

Dia 28/05 - Domingo
10h30 – Solenidade Oficial Desfile dos Campeões Fenasul 2017
12h – Almoço de Confraternização e entrega de Troféus Fenasul Destaques 2017
17h – Liberação dos animais


Fonte: Associação dos Criadores de Gado Holandês do Rio Grande do Sul (Gadolando)














© Copyright 2017, Via Informação - Todos os direitos reservados
Proibida a cópia e reprodução total ou parcial sem a citação da fonte.
Site desenvolvido por Grandes Idéias

Skype: paginarural

E-mail: paginarural@paginarural.com.br

h t t p : / / w w w . p a g i n a r u r a l . c o m . b r