Bom dia!
23/08
 


Notícias

Voltar
Sexta-feira, 19 de maio de 2017 - 11h21m

Eventos > Palestra

SE: pesquisador colombiano debate pragas de coqueiro em Aracaju



Aracaju/SE

O pesquisador colombiano Juan Pablo Molina, cientista visitante da Corporación Colombiana de Investigación Agropecuaria (Corpoica) que desenvolve pesquisas em consórcio com a Embrapa, apresenta nesta segunda-feira (22) palestra sobre métodos sustentáveis de controle de pragas do coqueiro.

Intitulada ‘Avaliação de nematoides e parasitoides no controle de Rhynchophorus ssp em palmáceas’, a palestra acontece às 15 horas no auditório da Embrapa Tabuleiros Costeiros (Aracaju, SE), e é dirigida a pesquisadores, assistentes técnicos e extensionistas, professores e alunos de cursos superiores de ciências agrárias e agentes de controle de pragas agrícolas. A participação é gratuita e não há necessidade de inscrição prévia.

Conhecido popularmente como broca do olho do coqueiro e bicudo negro, o besouro Rhynchophorus palmarum é uma das pragas mais importantes de palmáceas no Brasil e na Colômbia, infestando e causando graves doenças em plantações comerciais de coqueiro e dendê. Há muitos anos instituições de pesquisa como a Embrapa e a Corpoica vêm desenvolvendo métodos biológicos de controle do inseto, utilizando inimigos naturais e evitando a aplicação de substâncias químicas nocivas ao meio ambiente.

Molina vem atuando como cientista visitante na Unidade de Execução de Pesquisa (UEP) da Embrapa Tabuleiros Costeiros em Rio Largo, Alagoas, em parceria com pesquisadores da Embrapa especializados em controles de pragas.

Prejuízos
O mal do anel-vermelho-do-coqueiro, causada por um nematoide, e a resinose, provocada por um fungo, são doenças fatais transmitidas e disseminadas principalmente pelo Rhynchophorus palmarum.

O coqueiro e outras palmeiras como o dendê, quando sofrem ferimentos, principalmente durante o corte das folhas e colheita, liberam cheiro característico que atrai o besouro. O cheiro liberado pelos coqueiros doentes também atrai o inseto que adquire o nematoide, transporta- o e transmite às plantas sadias.


SERVIÇO

Palestra ‘Avaliação de nematoides e parasitoides no controle de Rhynchophorus ssp em palmáceas’
Data: 22 de maio (segunda) – 15h
Local: Auditório da Embrapa tabuleiros Costeiros – Av. Beira Mar, 3250, Aracaju-SE
Pesquisador Juan Pablo Molina – Corpoica (Colômbia)
Contato: 79 4009-1316 / tabuleiros-costeiros.eventos@embrapa.br


Fonte: Embrapa Tabuleiros Costeiros
















© Copyright 2017, Via Informação - Todos os direitos reservados
Proibida a cópia e reprodução total ou parcial sem a citação da fonte.
Site desenvolvido por Grandes Idéias

Skype: paginarural

E-mail: paginarural@paginarural.com.br

h t t p : / / w w w . p a g i n a r u r a l . c o m . b r