Boa tarde!
26/06
 

Notícias

Voltar
Sexta-feira, 19 de maio de 2017 - 15h33m

Eventos > Feira

PI: feira comercializa produtos orgânicos em Teresina, destaca Embrapa



Teresina/PI

Produtores e artesãos das zonas rural e urbana de Teresina - PI, participaram, na manhã desta sexta (19) da Feira de Base Agroecológica “Sementes de Cultura”, no espaço Rosa dos Ventos, na Universidade Federal do Piauí (Ufpi). O evento foi uma oportunidade para divulgação e comercialização de produtos orgânicos e peças do artesanato produzidos no município.

O evento é resultado de um projeto de extensão universitária que tem como parceiros diversas instituições, entre elas, a Embrapa.  Para Francisco Oliveira, analista da Embrapa, a feira possui grande relevância na oferta de alimentos livres de agrotóxicos e tem impactos diretos na segurança alimentar e nutricional da população, na sustentabilidade ambiental, na saúde pública e na geração de trabalho e renda no campo e na cidade.

“A Embrapa Meio-Norte tem contribuído no esforço de planejamento e implementação da Política Municipal de Agroecologia e Produção Orgânica e tem muito a contribuir na dinamização de processos de inovação tecnológica de base agroecológica para avançar com o processo de transição e apoiar a agricultura familiar local”, explica.

Desde o início de 2015, um grupo  de profissionais de diferentes organizações, tem trabalhado o potencial produtivo da agricultura familiar no município de Teresina, com produtos diversificados, incluindo-se aí, os produtos de campos agrícolas e de hortas urbanas e periurbanas, com capacidade de participar da oferta local de alimentos e, tendo em vista demandas crescentes da população por alimentos saudáveis. 

“Esse processo de transição agroecológica da agricultura urbana e periurbana de Teresina acontece a partir da atuação em rede com diversos parceiros/colaboradores e comunidades, capitaneados pela equipe da SDR-Teresina, como forma de contribuir para o desenvolvimento sustentável e melhorar a qualidade de vida e de trabalho da população rural, por meio do uso sustentável dos recursos naturais e da oferta e consumo de alimentos saudáveis, o que obrigatoriamente repercute com positividade para os mesmos aspectos junto à população urbana do município”, acrescenta.

Para Oscar Lustosa, chefe-adjunto de Transferência de Tecnologia da Embrapa Meio-Norte, com o crescimento da população é importante aumentar também a oferta de alimentos. “Para isso, é importante a formação de parcerias e o desenvolvimento de projetos que contribuam para o incremento nessa produção. A agroecologia é uma das formas de se produzir e aqui em Teresina temos a possibilidade de participar dessa ação que está melhorando, tanto a produção como a comercialização dos produtos por meio de feiras como esta”, completa.

Clique aqui e veja as fotos do evento.


Fonte: Embrapa Meio-Norte














© Copyright 2017, Via Informação - Todos os direitos reservados
Proibida a cópia e reprodução total ou parcial sem a citação da fonte.
Site desenvolvido por Grandes Idéias

Skype: paginarural

E-mail: paginarural@paginarural.com.br

h t t p : / / w w w . p a g i n a r u r a l . c o m . b r