Bom dia!
23/10
 

Notícias

Voltar
Sexta-feira, 19 de maio de 2017 - 15h47m

Eventos > Emater

RS: Emater apresenta painel dentro da Jornada Técnica do Setor Alimentício de Lajeado



Lajeado/RS

Desde ontem (18), a Jornada Técnica do Setor Alimentício tem movimentado o Weiand Turis Hotel, em Lajeado, com a presença de pesquisadores, técnicos, autoridades, empresários, representantes da indústria, professores, estudantes e microempreendedores. Durante os dois dias de atividades, temas diversos como "Cuidados higiênicos e sanitários para evitar a contaminação microbiológica de alimentos" e "Controle integrado de pragas" têm sido apresentados por palestrantes das mais variadas entidades.

Nesta sexta-feira (19), a engenheira agrônoma da Emater/RS-Ascar, Bruna Bresolin Roldan, apresentou painel com o tema "A implantação das boas práticas de fabricação para legalização das ervateiras no Rio Grande do Sul". Em sua fala, enfatizou o trabalho realizado pela entidade, no sentido de formar produtores em cursos de Boas Práticas de Fabricação de Erva-Mate e Derivados, para que estes atendam as questões sanitárias fiscalizadas pelas coordenadorias regionais de saúde pertencentes à Secretaria de Saúde do Estado.

Desde que as capacitações iniciaram, no segundo semestre de 2016, três turmas de representantes de ervateiras da parte alta do Vale do Taquari já foram capacitadas em atividades com 40 horas-aula, que compreendem todas as etapas da cadeia produtiva da erva-mate. Além de boas práticas agropecuárias e de fabricação, temas como higienização de instalações e equipamentos, potabilidade da água, processamento de erva-mate, controle de pragas e vetores, elaboração de procedimentos operacionais padrão e até mesmo rotulagem de alimentos e layout de embalagens são trabalhados nos dias de curso.

Bruna apresentou as práticas que garantem a segurança dos alimentos em ervateiras e que envolvem desde o transporte da matéria-prima dos ervais para as ervateiras, passando pela recepção dos lotes e o armazenamento da erva-mate cancheada, até chegar ao empacotamento. "Atender as boas práticas de fabricação não apenas na erva-mate, mas em todos os produtos, é garantir a oferta de um alimento seguro, adequado à legislação e que respeita o consumidor, garantindo também a sua satisfação", ressaltou.

Oportunidade para todas as pessoas (e setores) envolvidas na fabricação de alimentos, a Jornada Técnica foi composta por dois seminários com o tema "Segurança Alimentar e Inovação" e um ciclo de palestras sobre "Mercado e Financiamento". Temas como acesso a verbas de Governo para projetos inovadores e inovação em alimentos também foram apresentados durante os dois dias de atividades. Todas as informações sobre o evento podem ser obtidas no site www.jornadadaalimentacaonews.com.br. A realização foi da Associação Comercial e Industrial de Lajeado e da Agea Marketing e Comunicação.
 


Fonte: Emater/RS














© Copyright 2017, Via Informação - Todos os direitos reservados
Proibida a cópia e reprodução total ou parcial sem a citação da fonte.
Site desenvolvido por Grandes Idéias

Skype: paginarural

E-mail: paginarural@paginarural.com.br

h t t p : / / w w w . p a g i n a r u r a l . c o m . b r