Boa tarde!
26/06
 

Notícias

Voltar
Sexta-feira, 19 de maio de 2017 - 17h22m

Eventos > Reunião

RS: Emater realiza ações voltadas à conservação de solo e água em Encruzilhada do Sul



Encruzilhada do Sul/RS

Com o objetivo de apresentar um diagnóstico do solo do município e alertar os agricultores sobre a importância da conservação e recuperação do solo, foi realizado na terça-feira (16), na comunidade de Abrajo, interior do município de Encruzilhada do Sul, uma Reunião Técnica sobre "Manejo e Conservação do Solo e Água". Participaram da atividade cerca de 100 pessoas entre agricultores e estudantes do Colégio Estadual Técnico Agropecuário (Cetec).

Durante as atividades, o técnico agrícola da Emater/RS-Ascar, Marco Antônio Santos, apresentou um diagnóstico mostrando a situação de muitas áreas de cultivo com perdas de solo ocasionadas pela erosão e o desperdício de água que deveria ficar infiltrada no solo, dando suporte hídrico às culturas e alimentando os lençóis freáticos, a falta de palhada para os cultivos, áreas sem cobertura pós-colheita e áreas extremamente degradadas, bem como, ações conservacionistas adotadas por produtores e as ações desenvolvidas pela Emater/RS-Ascar e demais parceiros visando minimizar estas situações.

Segundo o extenionista, ao apresentar os dados foi objetivado incentivar a adoção de práticas para melhorias na produtividade, para os agricultores terem um solo bem estruturado e fértil com perspectivas de futuras colheitas. Na ocasião foi explanado sobre o Programa Estadual de Conservação do Solo e da Água da Secretaria Estadual de Agricultura, Pecuária e Irrigação (Seapi) e executado pela Emater/RS-Ascar. "Este assunto faz parte do nosso dia-a-dia, nas conversas com nossos assistidos sejam elas de maneira individual ou em grupos e salientamos que as ações devem ser conjuntas, motivando a comunidade em adotar as boas práticas de manejo do solo", explica Santos.

Em seguida, o público presente pôde acompanhas a palestra sobre "Boas Práticas de Conservação de Solo e Água", ministrada peloa engenheiro agrônomo, professor da Universidade de Santa Cruz do Sul (Unisc) e doutorando em Ciências do Solo, Fernando Pfeifer, que ressaltou a importância deste tema, bem como maneiras e ações a serem tomadas quanto ao uso adequado do solo conforme suas aptidões e a importância da adoção de práticas conservacionistas.

"O que nos chamou a atenção em especial nessa atividade foi a grande participação das mulheres. Elas que veem tomando parte das ações dentro e fora da propriedade, nos fazendo pensar também no tema da sucessão familiar que é de grande importância", ressaltou Santos. A Reunião Técnica foi promovida pela Emater/RS-Ascar em parceria com a Agrocomercial Duarte, Sicredi, Unical Calcários, Unifértil Fertilizantes e Syngenta.


Fonte: Emater/RS














© Copyright 2017, Via Informação - Todos os direitos reservados
Proibida a cópia e reprodução total ou parcial sem a citação da fonte.
Site desenvolvido por Grandes Idéias

Skype: paginarural

E-mail: paginarural@paginarural.com.br

h t t p : / / w w w . p a g i n a r u r a l . c o m . b r