Erechim/RS
Quinta, 13 de julho de 2017 - 16h33min
Abertas inscrições para 11ª Reunião Técnica Estadual de Plantas Biotivas, diz Emater/RS
Já estão abertas as inscrições para a 11ª Reunião Técnica Estadual de Plantas Biotivas, que será realizada de 26 a 28 de setembro, na Universidade Regional Integrada (URI). Até dia 31 de agosto, as inscrições, que são limitadas, custam R$ 20,00 e a partir de 1º de setembro R$ 30,00. Juntamente com a Reunião Técnica acontecerá a 1ª Feira da Agrobiodiversidade, aberta ao público em geral. Na quarta-feira, 12, representantes da URI Erechim, Emater/RS-Ascar, da Universidade Estadual do RS ( Uergs) e do Centro de Apoio e Promoção da Agroecologia (Capa) estiveram reunidos para ajustes do evento.
A expectativa dos organizadores é de que mais de duas mil pessoas participem da programação nos três dias do evento que envolve palestras, mesas-redondas, oficinas, minicursos, troca de experiências, apresentação de trabalhos, entre outras atividades. O evento acontece no Salão de Eventos da URI e a abertura oficial será no dia 26 de setembro, às 8h30.
Na edição deste ano, o tema será Plantas Medicinais, com discussão em três eixos: plantas medicinais – conservação da diversidade biológica e cultural, plantas medicinais na atenção básica e plantas bioativas e cadeia produtiva. O evento é promovido pela Emater/RS-Ascar, Secretaria do Desenvolvimento Rural, Pesca e Cooperativismo (SDR), URI Erechim, com apoio de diversas entidades públicas e privadas.
O evento visa congregar pesquisadores, professores, estudantes, técnicos, extensionistas rurais e profissionais de diferentes áreas do conhecimento, buscando a troca de saberes científicos e populares e de experiência sobre plantas biotivas, apoiar a capacitação de técnicos e agentes de instituição de Assistência Técnica Rural Social (Aters), nas áreas de cultivo e manejo sustentável de plantas biotivas, insumos e derivados, buscando a inclusão da agricultura familiar nas cadeias e nos arranjos produtivos.
Também tem como objetivos divulgar estratégias de agregação de valor às plantas bioativas, com destaque para a certificação da matéria-prima como diferencial de qualidade e segurança requeridos, estimular a inclusão da fitoterapia como prática de saúde no Sistema Único de Saúde (SUS) no Estado do RS, amparada pela Política Nacional de Plantas Medicinais e Medicamentos Fitoterápicos e da Política de Práticas Integrativas e Complementares em Saúde.
Fonte: Emater/RS-Ascar