Boa noite!
25/09
 

Notícias

Voltar
Quarta-feira, 13 de setembro de 2017 - 07h41m

Eventos > Agricultura Familiar

RS: Arranjo Produtivo Local Produção de Alimentos e Agroindústria Vale do Rio Pardo tem novo coordenador



Santa Cruz do Sul/RS

O professor João Paulo Reis Costa, da Escola da Família Agrícola de Santa Cruz do Sul (Efasc) foi aclamado como novo coordenador do Arranjo Produtivo Local Produção de Alimentos e Agroindústria Vale do Rio Pardo (APL VRP) na tarde desta terça-feira, 12. A vice-coordenação fica a cargo de Eluana Lopes Konzen, representante do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Passo do Sobrado e presidente da Cooperativa Copasvale. Eles sucedem a Sérgio Reis e Iris Lenz Ziani, que estiveram na coordenação desde a metade do ano passado.

O novo coordenador, que ocupou a vice-coordenação na primeira gestão, disse que o desafio é manter uma agenda comum, que traga as instituições da Governança mais para perto. “Precisamos sensibilizar a todos de que a agricultura familiar é nossa principal atividade econômica em nível de região, especialmente no quesito produção de alimentos. Os seminários que realizamos apontaram que a produção de alimentos é uma agenda mundial, e que o APL como um articulador regional, tem por obrigação propor essa pauta. Assim queremos fortalecer as atividades da governança”, observou João Paulo Reis Costa.

Ele salientou que o APL VRP pretende seguir realizando ações como palestras, seminários e dias de campo para fortalecer a cadeia produtiva de alimentos e agroindústrias familiares da região. “É uma meta ousada, mas queremos estabelecer e trazer o debate da agricultura familiar para o centro das discussões na região”, completou.

Reafirmação
O novo coordenador João Paulo Reis Costa observou que o período é de reafirmação do APL VRP, após a reestruturação: anteriormente era um arranjo de agroindústria familiar e agora tem seu foco na produção de alimentos. “Ampliar este foco do APL foi muito desafiador. Agora estamos na hora de outro debate, que é chegar num outro debate, que é a questão terciária, como os produtos estão sendo dispostos e a comercialização. A fim de garantir alimentos mais próximos da gente e fortalecer a economia regional”, disse.

A reunião de Governança do APL teve ainda a avaliação do Seminário do APL realizado em agosto, na Unisc; a discussão e Aprovação da Composição da Governança do APL; informes sobre o andamento na execução dos convênios 015-2015 e 08-A-2016 do APL; a apresentação do Calendário de Feiras e Eventos da Região para execução do Termo de Fomento 08-A-2016.

 


Fonte: Arranjo Produtivo Local Produção de Alimentos e Agroindústria Vale do Rio Pardo (APL VRP)
















© Copyright 2017, Via Informação - Todos os direitos reservados
Proibida a cópia e reprodução total ou parcial sem a citação da fonte.
Site desenvolvido por Grandes Idéias

Skype: paginarural

E-mail: paginarural@paginarural.com.br

h t t p : / / w w w . p a g i n a r u r a l . c o m . b r