Boa tarde!
20/10
 

Notícias

Voltar
Quarta-feira, 11 de outubro de 2017 - 17h59m

Eventos > Encontro

RS: Emater/RS-Ascar apresenta diversas atrações no 32º Hortigranjeiros



Imagens

Foto: Deise Froelich



Santa Rosa/RS

Atrações voltadas à agricultura familiar esperam os visitantes do 32º Encontro Estadual de Hortigranjeiros nas diferentes frentes de atuação da Emater/RS-Ascar nos cincos dias do evento. Mostra do Gado de Corte, Hortishow, Mostra Tecnológica da Agricultura Familiar, Pavilhão dos Hortigranjeiros e Agroindústria, Cozinha Experimental dos Hortigranjeiros e Mostra de Plantas Medicinais estão entre as atrações.

O evento, que segue até o próximo domingo (15), é uma promoção da Emater/RS-Ascar, Prefeitura de Santa Rosa e Associação dos Produtores de Hortigranjeiros de Santa Rosa (Aphrorosa). A expectativa é de que um público superior a 90 mil pessoas prestigie as atrações. Os expositores recebem o público diariamente das 9h às 22h. No domingo, o encerramento ocorre às 18h.

Nesta quinta-feira (12), a programação será voltada às crianças. Serão apresentados pratos coloridos e decorados, como a cestinha multicores, o peixe divertido, o picolé de banana e o sorvete de frutas.

Bolo de banana, bolo salgado de couve, sorvete de banana e morangos e suco de couve com maçã, laranja, cenoura e mel são as receitas que estão na programação de sexta-feira (13).

Já no sábado (14), quem passar pela Cozinha Experimental poderá conferir ideias de elaboração de águas aromatizadas e de sal temperado. No domingo (15), a programação encerra com receitas de bolo de banana integral, bolo doce com folhas de couve, bolo salgado de abobrinha, mini pizza crocante de abobrinha e palito crocante de abobrinha.

A Mostra Tecnológica da Agricultura Familiar contempla equipamentos e tecnologias, como sistema hidropônico com circulação inteligente de solução, sistema de carga fotovoltaico isolado, plantadeira de hortaliças, plantadeira de mandioca, GPS rural, aerador chafariz, sistema de cloração de água que pode ser aproveitado em agroindústrias, batedor de melado, tratador automático flutuante para peixes e homogeneizador de dejetos.

As atrações da Mostra podem ser conferidas em frente à Casa do Leite e ao lado do Hortishow, área destinada especificamente para produtos voltados à produção e manejo de hortigranjeiros. Já no espaço da Casa do Leite estão expostos equipamentos de agroindústrias, fitoterapia animal e uma Linha do Tempo do Cooperativismo na região.

No Hortishow, espaço já tradicional da feira, expositores apresentam novidades e propostas voltadas à produção e manejo de hortigranjeiros.

Um dos espaços mais visitados da feira, o Pavilhão 12, mais uma vez tem atraído o público. Nele, os visitantes podem conferir 68 espaços, com destaque para a expressiva diversidade de produtos de agroindústrias e hortigranjeiros, em um espaço de 1.700m2. São comercializados nestes espaços produtos de origem animal e vegetal, de agricultores e de empreendimentos individuais, associativos e cooperativados de diferentes pontos do Estado. A Associação dos Produtores de Hortigranjeiros de Santa Rosa (Aprhorosa) participa com 19 associados, sendo oito com venda exclusiva de olerícolas.

Na Cozinha Experimental do Hortigranjeiros, o público pode acompanhar diariamente oficinas culinárias gratuitas, às 10h30 e às 15h30, em uma parceria entre Emater/RS-Ascar, Coopermil e Assessoria de Políticas para Mulheres vinculada ao Gabinete da Prefeitura de Santa Rosa. O atrativo está inserido no Programa Regional de Segurança e Soberania Alimentar, executado pela Emater/RS-Ascar e que busca promover a interação, a valorização dos alimentos da agricultura familiar, a promoção de uma alimentação mais segura e saudável e o resgate de conhecimentos locais.

A Comissão de Plantas Medicinais organizou no Espaço da Cultura um horto de plantas bioativas em formato do relógio do corpo humano, disponível para visitação ao longo dos cinco dias do evento. Para viabilizar a atração, a Emater/RS-Ascar estabeleceu parceria também com a Comissão de Educação. Professores e alunos do 9º ano da Escola Nossa Senhora de Fátima, do bairro Glória, ficarão responsáveis pela produção de mudas de plantas terapêuticas que irão compor o horto.

Na Mostra de Gado de Corte, o público pode conferir tendências da pecuária em geral, incluindo animais de alta genética da raça Brahman. Também há exposição de ovelhas. A Mostra leva em conta a importância que a pecuária tem assumindo na região, sendo que existem aproximadamente 5.560 pecuaristas na Fronteira Noroeste e Missões.


Fonte: Emater/RS














© Copyright 2017, Via Informação - Todos os direitos reservados
Proibida a cópia e reprodução total ou parcial sem a citação da fonte.
Site desenvolvido por Grandes Idéias

Skype: paginarural

E-mail: paginarural@paginarural.com.br

h t t p : / / w w w . p a g i n a r u r a l . c o m . b r