Boa tarde!
20/10
 

Notícias

Voltar
Quinta-feira, 12 de outubro de 2017 - 11h31m

Eventos > Efapi

SC: trabalho ostensivo garante segurança efetiva na Efapi 2017



Imagens

Foto: Divulgação / Efapi



Foram apenas 8 registros de perdas de documentos e objetos pessoais


Chapecó/SC

A modernidade das máquinas agrícolas, a exposição do gado de corte, os lançamentos do setor automotivo, a gastronomia diversificada, os shows nacionais e as intervenções artísticas e culturais são alguns exemplos do que a Exposição-Feira Agropecuária Industrial e Comercial de Chapecó (Efapi) traz em sua 20ª edição que homenageia o centenário de Chapecó. Nessa mostra, que também contempla lazer, tecnologia e inovação, é nítida a presença de um forte esquema de segurança montado no parque Tancredo de Almeida Neves para garantir a tranquilidade dos visitantes.

Esse aparato resulta da integração das Polícias Civil, Militar e Estadual, Guarda Municipal, Polícia Rodoviária Federal, Corpo de Bombeiros, Defesa Civil, agentes de trânsito e Vigilância Sanitária do Município, além de profissionais de empresas privadas. A Polícia Civil instalou uma delegacia dentro do parque para ocorrências e até o momento, conforme afirma o delegado da 12ª DRP Alex Passos, são consideradas pequenas.

Nos seis dias de feira aproximadamente 200 mil pessoas passaram pelo parque e o trabalho de segurança tem sido destaque. Foram apenas 8 registros de perda de documentos. A baixa demanda é atribuída ao trabalho efetivo e centralizado das polícias. "A logística do parque está muito boa. Quando o preventivo funciona o número de ocorrências é reduzido", complementa o delegado Regional da Polícia Civil, Wagner Valdivino Meirelles.

Alex também afirma que o objetivo da Polícia Civil é resolver os problemas que são apresentados na Delegacia de forma imediata, prestar orientações ao público e expor o trabalho do órgão. Localizada ao lado do fraldário e do Posto da Polícia Civil, conta com um delegado, um escrivão e dois agentes fixos, além de 10 policiais que circulam pela feira. Entre os serviços disponibilizados estão o registro de boletim de ocorrência, perda de documentos, crimes e eventual situação envolvendo desaparecimento de pessoas. O horário de funcionamento segue o horário do parque. Para a Efapi a Polícia Civil também tem a função de escolta de artistas, sendo dois grupos de três policiais e uma viatura cada responsáveis pela segurança no deslocamento do hotel até a Concha Acústica.


ESFORÇO CONJUNTO

O Chefe da Comissão Social do 2º Batalhão da Polícia Militar de Chapecó, capitão Jefersson Fernando Cavalheiro, destaca o planejamento e o efetivo especialmente em lugares de risco e maior concentração de pessoas. "A presença da polícia inibe a geração de ocorrências. Estamos com trabalho ostensivo com aproximadamente 120 homens e mais 80 em horários de maior movimentação em diferentes modalidades como patrulhamento tático, cavalaria, veículos, motos e profissionais velados. Na concha acústica, durante os shows contamos com a presença de uma viatura com o giroflex aceso que emite sinais luminosos intermitentes", explicou.

O tenente-coronel e comandante do 2º BPM Ricardo Alves da Silva indica que foram estabelecidas condições de trabalho em diferentes turnos para que o efetivo possa proporcionar maior eficiência. "A polícia está focada em evitar qualquer tipo de furto e por isso o policiamento ocorre em pontos estratégicos para evitar essas ações delituosas."

Nesta quinta-feira (12) feriado em comemoração a Nossa Senhora Aparecida e ao Dia das Crianças, o capitão informa que o efetivo será reforçado desde o início da manhã para que as famílias possam aproveitar a feira tranquilamente. Já sobre o baixo número de ocorrência, Cavalheiro atribuiu à conscientização e educação da comunidade.

O presidente da CCO Josias Antônio Mascarello e o coordenador da feira Marcio Ernani Sander destacam a intenção de toda comissão em oferecer espaços de integração para as famílias, para os jovens e de encontro para os amigos que contam com estrutura para descanso. Acrescentam a tranquilidade e segurança da feira decorrente do trabalho efetivo das entidades responsáveis e a programação diversificada. "A Efapi cumpre com seu intuito de ser uma feira familiar, com espaços de convivência e é isso o que está acontecendo. Esperamos as famílias para que venham visitar, conhecer e aproveitar," avaliam os dirigentes.


ACHADOS E PERDIDOS

A rádio feira também contribuiu por anunciar os achados e perdidos que são deixados na Polícia Militar como documentos pessoais, (RG, cartões de crédito e débito, vale transporte, celulares e outros objetos pessoais).

O aposentado Amarildo Mendes de Medeiro ficou sabendo da perda do cartão de débito pelo anúncio feito na rádio feira. O aposentado não lembra onde ocorreu o descuido e ao retirar o documento na Polícia Civil se disse surpreso pela atitude honesta de quem o encontrou. No primeiro dia de visitação da feira com a esposa, Amarildo destacou a beleza e integração da polícia e da comunidade em resolver rapidamente a situação que poderia causar uma dor de cabeça maior.


Fonte: Efapi 2017














© Copyright 2017, Via Informação - Todos os direitos reservados
Proibida a cópia e reprodução total ou parcial sem a citação da fonte.
Site desenvolvido por Grandes Idéias

Skype: paginarural

E-mail: paginarural@paginarural.com.br

h t t p : / / w w w . p a g i n a r u r a l . c o m . b r