Boa tarde!
20/11
 

Notícias

Voltar
Terça-feira, 14 de novembro de 2017 - 17h02m

Eventos > Emater

SP: Emater paranaense organiza excursão técnica com produtores de banana



Registro/SP

A Emater organizou uma excursão técnica, 9 e 10 de novembro, para levar 37 agricultores de Apucarana, Rio Bom, Cambira e Novo Itacolomi para conhecer a experiência de produtores de banana do município de Registro, em São Paulo. A ação foi coordenada pela extensionista Niely Sabino e teve o apoio do programa Pró Rural.

A primeira iniciativa foi visitar a Agência Paulista de Tecnologia dos Agronegócios (Apta). Lá, a comitiva foi recebida pelo engenheiro agrônomo e pesquisador Edson Shegueski Nomura  que além de mostrar o funcionamento daquele órgão de pesquisa ministrou palestras sobre manejo e fertilidade da cultura da banana. Após as palestras, o grupo visitou os experimentos da Apta, onde se desenvolvem trabalhos referentes à fertilidade do solo, manejo de ervas daninhas e novas variedades de banana, tanto do grupo das nanicas como das pratas e maçãs.

No segundo dia da visita, o engenheiro agrônomo Roberto Kobori acompanhou a equipe á duas propriedades. Uma de grande produtor, onde a cultura, em função das tecnologias adotadas, alcança altos índices de produtividade. A outra, uma propriedade que explora 24 hectares de banana, considerada uma pequena propriedade para os padrões da região. O foco nesta propriedade foi o processo de controle de doenças e o processo de colheita e pós-colheita.

Mário Haeitmann Filho, engenheiro agrônomo da Emater de Terra Boa, destaca que é preciso orientar o agricultor na adoção de práticas que além de melhorar a qualidade dos frutos diminuam o esforço físico no processo de manejo da cultura, principalmente nas práticas de pulverização e colheita e pós colheita. “Nosso agricultor está envelhecendo e os jovens que estão ficando na propriedade querem diminuir o esforço físico. Eles dizem que não é mais possível ficar carregando cachos de 40 a 50 quilos nas costas, estragando a fruta e acabando com a coluna".

Na avaliação dos agricultores, o Programa Pró Rural tem dado oportunidades para melhorar a produção. Para alguns, sem o apoio dessa política pública jamais teriam a chance de fazer uma visita como aquela até Registro. Natair Favorito era um dos mais entusiasmados. "Eu sabia que eles estavam na nossa frente, mas não imaginava que eram tão modernos assim”.

O agricultor e presidente da Cooperativa dos Agricultores Familiares de Novo Itacolomi (Cofai) comenta que foi possível comprovar na excursão que a cultura da banana responde bem ao uso de boa tecnologia. "Precisamos ver as práticas que ainda não estamos adotando em Novo Itacolomi. As que forem viáveis temos que adotar. A lavoura mostrou que dá boa resposta".


Fonte: Emater/PR














© Copyright 2017, Via Informação - Todos os direitos reservados
Proibida a cópia e reprodução total ou parcial sem a citação da fonte.
Site desenvolvido por Grandes Idéias

Skype: paginarural

E-mail: paginarural@paginarural.com.br

h t t p : / / w w w . p a g i n a r u r a l . c o m . b r