Bom dia!
11/12
 

Notícias

Voltar
Quinta-feira, 07 de dezembro de 2017 - 14h48m

Eventos > Workshop

GO: componente florestal é destaque em encontro sobre Ilpf em Goiás, diz Embrapa



Imagens

Foto: Hélio Magalhães



Goiânia/GO

O Workshop sobre ‘Componente Arbóreo na Integração Lavoura-Pecuária-Floresta: Novas Competência e Desafios Atuais e Futuros’ foi realizado nos dias 5 e 6 de dezembro, na sala de eventos do Comfort Hotel (Goiânia), reunindo pesquisadores e analistas das regiões participantes do Projeto Ilpf, coordenado e executado num esforço conjunto entre a Embrapa e instituições integrantes da Rede de Fomento Ilpf.

O encontro teve como propósito orientar a busca de reflexão tecnológica que integrem o componente arbóreo no sistema Ilpf, sendo aberto pelos Chefes de Transferência e Tecnologia da Embrapa Arroz e Feijão, Lineu Alberto Domit e, Vanderley Porfírio da Silva, da Embrapa Florestas.

A abertura do evento foi concluída com a apresentação do moderador Sérgio Cordioli -  da Moderação de Processos Participativos Ltda, que destacou os objetivos, a programação e condução da metodologia a ser utilizada para o evento.

Procurando fortalecer a ação conjunta, o workshop foi desenvolvido de forma interativa e participativa, levando os participantes à reflexão e a atitude ativa nos diferentes momentos do encontro.

Além dos instrumentos básicos de planejamento e reflexão foi destacado, também, a importância do encontro como intercâmbio de experiências, de orientação estratégica do componente florestal e como ser inserido satisfatoriamente ao sistema Ilpf.

“O workshop seguiu os princípios do enfoque participativo e construção conjunta, com ênfase no intercâmbio de experiências, tendo como ferramenta metodológica a visualização e a problematização, sinalizando para a construção coletiva de propostas”, enfatizou Cordioli.

Para o moderador do encontro, o enfoque participativo reúne técnicas e instrumentos que facilitam o processo de debate e de intercâmbio de experiências. Esta abordagem metodológica melhora a dinâmica de participação entre todos, devendo também tornar mais transparente e democrático os processos de reflexão, decisão, ação e avaliação contribuindo, ainda, para aumentar a capacitação, a organização e a responsabilização dos envolvidos.

Os trabalhos foram iniciados com a apresentação dos representantes do projeto de cada região, que descreveram o cenário atual, contribuições realizadas e perspectivas futuras do componente arbóreo.

Para Cristiane Aparecida Fioravante Reis, pesquisadora da Embrapa Floresta, o workshop superou as expectativas:  “a gente observou que o tempo todo os participantes estiveram muito dispostos a contribuir e, de forma muito equilibrada, todos puderam colocar suas opiniões e percepções; no final, o feedback foi muito positivo, até no sentido de se realizar uma nova edição, para complementar outras ideias que, infelizmente não foram suficientes para abordar inúmeros assuntos ligados ao componente arbóreo”.

Outro participante do Workshop, Abílio Pacheco, produtor rural de Ilpf e pesquisador da Embrapa Produtos e Mercados (escritório de Goiânia) acrescentou que o componente arbóreo é uma alternativa de renda para o produtor e também uma forma de inserção no sistema produtivo, seja da pecuária de corte ou de leite: “Isto contribui na agregação de valor ao fator terra, pois o agricultor passa a ter outras fontes de renda além dos que ele já produz”.

A parte final do evento foi dedicada integralmente aos grupos de trabalho para planejamento das competências para o desenvolvimento do componente arbóreo em Ilpf, apontar possíveis avanços e fragilidades, mensurando os indicadores de mudanças para este componente, apresentar avaliação final de propostas e encerramento do encontro.


Fonte: Embrapa Arroz e Feijão














© Copyright 2017, Via Informação - Todos os direitos reservados
Proibida a cópia e reprodução total ou parcial sem a citação da fonte.
Site desenvolvido por Grandes Idéias

Skype: paginarural

E-mail: paginarural@paginarural.com.br

h t t p : / / w w w . p a g i n a r u r a l . c o m . b r