Bom dia!
11/12
 

Notícias

Voltar
Quinta-feira, 07 de dezembro de 2017 - 17h10m

Eventos > ABCZ

MG: divulgado o regulamento do Pnat 2018, diz ABCZ



Imagens

Foto: Divulgação / ABCZ



Uberaba/MG

á está no site da ABCZ o regulamento da 9ª edição do Programa Nacional de Avaliação de Touros Jovens (Pnat). A principal mudança da próxima edição é a obrigatoriedade de participação no Teste de Desempenho e Eficiência Alimentar para todas as raças zebuínas. A prova será realizada na Fazenda Escola da Fazu, em Uberaba (MG), entre os meses de maio e agosto de 2018, e tem como objetivo obter informações de consumo individual de alimento e de ganho de peso médio diário, com o auxílio de equipamentos eletrônicos, para cálculo do consumo alimentar residual.

Os critérios foram revistos com o objetivo de aprimorar a seleção dos animais. Os filtros foram sugeridos pelo Conselho do Pmgz Corte, formado pelos criadores Claudio Sabino Carvalho Filho (também vice-presidente da ABCZ), Fabiano Rodrigues da Cunha Araújo, Luciano Borges Ribeiro, Maurício Aparecido Teodoro de Souza Filho, Tarcisius Galvão Tonetto e os consultores Fabyano Fonseca e Silva, Fernando Flores Cardoso e José Aurélio Garcia Bergmann.  “É muito importante que os criadores avaliem seus animais e que façam a programação para uma participação mais efetiva, de forma que possamos colher e identificar a cada ano mais animais que atendam a demanda crescente por genética melhoradora advinda do Pmgz”, destaca Lauro Fraga, gerente de Melhoramento Genético da ABCZ.

O regulamento do Pnat 2018 foi discutido e aprovado por todas as associações promocionais das raças zebuínas. Os animais aptos a serem inscritos no Pnat foram selecionados com base em uma avaliação genética processada no início do mês de dezembro.  Os criadores participantes do Pmgz já podem consultar a relação de seus animais candidatos através do Siag – Sistema Integrado de Avaliação de Genética, disponível na página de comunicações eletrônicas.

A lista completa por raça estará disponível no site da ABCZ até o início da semana que vem. “A utilização de touros jovens é a principal fonte de ganho genético para os rebanhos selecionadores, por isso o Pnat tem o papel fundamental na evolução contínua nas raças zebuínas”, finaliza Henrique Torres Ventura, Superintendente Adjunto de Melhoramento Genético da ABCZ.

Confira o regulamento do Pnat 2018 clicando aqui

Sobre o Pnat:
O Programa Nacional de Avaliação de Touros Jovens seleciona reprodutores zebuínos registrados com idades entre 18 e 30 meses onde os animais precisam ter o iABCZ máximo 5% para a raça Nelore e 10% para as raças Brahman, Gir, Guzerá, Indubrasil, Sindi e Tabapuã.  Em todas as raças, o pai do touro candidato deverá apresentar classificação TOP 20% no iABCZ, o animal candidato não deve ter pendências junto ao Serviço de Registro Genealógico das Raças Zebuínas (Srgrz). Outros critérios específicos para cada raça encontram-se no regulamento.

Como diferencial, conta com um processo de seleção democrático com a participação de criadores, técnicos e centrais de inseminação. Os 92 touros classificados até a 8ª edição, tiveram até o dia 06/07/17, 60.076 doses distribuídas para 498 rebanhos colaboradores do PMGZ, 127.050 inseminações comunicadas na ABCZ, 34.269 produtos nascidos e comunicados e 21.605 animais com pesagens válidas no CDP/Pmgz. Isto mostra que o processo de melhoramento genético, que é contínuo, fechou o ciclo e aumenta em volume e qualidade das informações a cada ano.

Para os touros da Bateria 2017, a expectativa é distribuir 14.000 doses de sêmen gratuitamente aos rebanhos colaboradores cadastrados na ABCZ, promovendo a inclusão e a democratização do melhoramento genético.


Fonte: Associação Brasileira dos Criadores de Zebu (ABCZ)














© Copyright 2017, Via Informação - Todos os direitos reservados
Proibida a cópia e reprodução total ou parcial sem a citação da fonte.
Site desenvolvido por Grandes Idéias

Skype: paginarural

E-mail: paginarural@paginarural.com.br

h t t p : / / w w w . p a g i n a r u r a l . c o m . b r