Bom dia!
23/10
 

Notícias

Voltar
Quinta-feira, 11 de janeiro de 2018 - 15h51m

Eventos > Reunião

RS: Programa Gaúcho para Valorização e Qualificação da Erva-mate é validado em Palmeira das Missões



Palmeira das Missões/RS

Na quarta-feira (10), foi realizada, em Palmeira das Missões, uma reunião para validação das ações prioritárias propostas pelo Programa Gaúcho para a Valorização e Qualificação da Erva-mate. O encontro aconteceu na videoteca do Centro Cultural do município e reuniu técnicos da extensão e representantes de empresas e entidades ligadas ao setor ervateiro da região.

O objetivo da reunião foi validar as ações que haviam sido debatidas e elencadas na última reunião, incorporando as demandas da cadeia produtiva da erva-mate da região, que abrange o Polo Ervateiro Planalto e Missões, no Programa Estadual. Segundo os organizadores, esta ação está integrada a um esforço conjunto do Governo do Estado, através da Secretaria da Agricultura, Pecuária e Irrigação do RS (Seapi), Secretaria de Desenvolvimento Rural, Pesca e Cooperativismo (SDR) e Emater/RS-Ascar, na execução do Programa que visa fortalecer a cadeia produtiva ervateira, contemplando as necessidades e as estratégias referentes a cada um dos cinco polos de produção da erva-mate no Estado.

A região que envolve o Polo Ervateiro Planalto e Missões compreende uma área superior a 3,4 mil hectares, o que representa 9,8%. A produção de matéria-prima ultrapassa as 42,5 mil toneladas por ano, nos 93 municípios de abrangência do Polo. O Programa Gaúcho para a Valorização e Qualificação da Erva-Mate vem sendo executado pela Emater/RS-Ascar com o objetivo de organizar a cadeia produtiva, criando uma rede entre produtores, viveiristas, indústrias, tarefeiros e entidades de ensino e pesquisa. A intenção é aumentar a produtividade, promover o melhoramento genético dos ervais gaúchos, gerar renda e qualificar a produção.

Em Palmeira das Missões, participaram da reunião o assistente técnico estadual da área de erva-mate da Emater/RS-Ascar, Antonio Borba, o gerente do Escritório Regional da Emater/RS-Ascar de Frederico Westphalen, Clairto Dal Forno, o assistente técnico regional de Passo Fundo, Ilvandro Barreto de Melo, e o assistente técnico regional de organização econômica, Gaspar Scheid.

Após validar as prioridades, o grupo participante da reunião definiu as ações e estratégias que contemplarão o plano de ação deste ano, elencando as atividades que devem ser executadas na região para fortalecer a cadeia produtiva da erva-mate.

Entre as ações propostas, destacam-se a busca pela garantia da preservação do potencial genético de remanescentes nativos de erva-mate, a criação de um campo de produção de sementes, a manutenção, aperfeiçoamento e difusão da qualidade da matéria prima local, bem como das Boas Práticas de Fabricação (BPF), o treinamento para a assistência técnica, produtores e tarefeiros, maior controle de matéria prima vinda de fora, fiscalização sanitária e fiscal, entre outras ações. Como estratégias o grupo propôs a realização de capacitações, cursos, seminários, treinamentos e outras atividades específicas, que permitirão o desenvolvimento das práticas elencadas, para atender as necessidades da região.


Fonte: Emater/RS














© Copyright 2018, Via Informação - Todos os direitos reservados
Proibida a cópia e reprodução total ou parcial sem a citação da fonte.
Site desenvolvido por Grandes Idéias

Skype: paginarural

E-mail: paginarural@paginarural.com.br

h t t p : / / w w w . p a g i n a r u r a l . c o m . b r