Bom dia!
11/12
 

Notícias

Voltar
Segunda-feira, 16 de abril de 2018 - 14h01m

Eventos > Dia de Campo

DF: Dia de Campo na TV mostra tecnologias para gestão hídrica no semiárido



Imagens

Foto: Marcelino Ribeiro



Brasília/DF

A Região Nordeste enfrenta há cinco anos a maior estiagem de sua história. Gerir os recursos hídricos em um cenário de escassez é um desafio para quem vive e produz no semiárido. Pensando nisso, a Embrapa pesquisa e desenvolve tecnologias para captação, tratamento e armazenamento de água. O Dia de Campo na TV apresenta algumas dessas alternativas.

A barragem subterrânea é uma solução prática e econômica de estocagem ao longo de todo o ano. A tecnologia desenvolvida pela Embrapa tornou a construção da barragem mais rápida. O que antes levava 20 dias para ficar pronto, hoje pode ser feito em um dia e meio com auxílio de uma escavadeira. O material usado, a lona plástica, torna a obra mais barata se comparada ao método tradicional.

As águas subterrâneas representam uma boa opção para atender à demanda dos agricultores por recursos hídricos, mas é preciso que o líquido passe por um tratamento adequado, em especial as que possuem elevado teor de sal. Esse é o principal objetivo do Projeto Água Doce. Por meio de um dessalinizador, o produtor passa a contar com água suficiente para a criação de peixes, irrigação e o consumo humano e animal.

O Dia de Campo na TV “Tecnologias para gestão hídrica no Semiárido” foi produzido pela Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), vinculada ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento. Além do tema principal o programa aborda outros assuntos nos quadros – Agência Embrapa de Notícias, Sempre em Dia; Repórter em Campo; Na Mesa; Quem quer ser cientista; Minuto do Livro e Ciência e Tecnologia em Debate.


Fonte: Embrapa Agroindústria Tropical














© Copyright 2018, Via Informação - Todos os direitos reservados
Proibida a cópia e reprodução total ou parcial sem a citação da fonte.
Site desenvolvido por Grandes Idéias

Skype: paginarural

E-mail: paginarural@paginarural.com.br

h t t p : / / w w w . p a g i n a r u r a l . c o m . b r