Bom dia!
16/07
 

Notícias

Voltar
Segunda-feira, 16 de abril de 2018 - 16h29m

Eventos > Dia de Campo

RS: tarde de campo em Harmonia aborda Controle Orgânico da Mosca-das-Frutas, diz Emater/RS



Imagens

Foto: Divulgação / Emater/RS



Harmonia/RS

Um público de cerca de 80 pessoas de diversos municípios do Vale do Caí participou na tarde desta quinta-feira (12) de uma tarde de campo sobre Controle Orgânico da Mosca-das-Frutas. A atividade foi realizada na propriedade do citricultor Eduardo Schröder, da localidade de Morro Peixoto, em Harmonia. Na ocasião foram quatro estações de trabalho, em que foram abordados temas, como, a bioecologia da mosca-das-frutas, o monitoramento da incidência do inseto, os produtos orgânicos utilizados no controle e a aplicação prática das tecnologias disponíveis para o controle orgânico.

Responsável por uma das estações de trabalho, o assistente técnico regional da área de Sistema de Produção Vegetal da Emater/RS-Ascar, Derli Paulo Bonine, lembrou o fato de a mosca das frutas ser a principal praga das frutíferas, tanto dos cítricos como de outras espécies. "E só este fato já justifica a existência deste evento, que tem caráter inédito na região", enfatizou. Para Bonine, a divulgação de técnicas orgânicas disponíveis para o controle da mosca tem grande importância. "Especialmente pelo fato de a administração por meio de inseticidas ser perigosa para o agricultor e para o meio ambiente", comentou.

Em sua fala apresentou alternativas denominadas de "atrativos", que tem como base a proteína hidrolisada, que reduz a chance de captura de outros insetos benéficos, como os inimigos naturais. "Diferentemente do que ocorre com os atrativos a base de frutas ou melaço, estes contribuem para a manutenção do equilíbrio ecológico e manejo biológico das pragas", explicou Bonine. Produtos diversos e autorizados para o manejo agroecológico como o Anamed, o Sucess e o Cera Trap, que visam a atrair e capturar a mosca-das-frutas, sem agredir o meio ambiente, foram apresentados aos agricultores.

Para o anfitrião do dia, a tarde de campo foi uma oportunidade para a troca de experiências entre os fruticultores e para conhecer mais sobre as tecnologias disponíveis. Produtor orgânico de laranjas e bergamotas desde o ano 2000 – ele colhe 40 toneladas de citros em uma área de quatro hectares, que são comercializados em feiras em Porto Alegre e em Canoas -, Eduardo foi o responsável pela estação que mostrou, na prática, como se dá a aplicação dos produtos. "Sabemos das dificuldades impostas pelo modelo, sendo importante aliar o conhecimento destes produtos a outros manejos, como o uso da cobertura do solo", exemplifica.

Organizado pela Emater/RS-Ascar, Associação Companheiros da Natureza e Prefeitura de Harmonia, o evento contou com a presença de autoridades, como o prefeito Carlos Alberto Fink e o gerente regional da Emater/RS-Ascar, Marcelo Brandoli. Brandoli valorizou o trabalho realizado em parceria para a consolidação do evento, reforçando a importância da atividade como uma forma de disseminar os conhecimentos sobre as tecnologias disponíveis. Já Fink reforçou a ideia de que o conhecimento não se constrói em um gabinete fechado. "É no campo e na prática que a gente aprende", finalizou.

 


Fonte: Emater/RS-Ascar














© Copyright 2018, Via Informação - Todos os direitos reservados
Proibida a cópia e reprodução total ou parcial sem a citação da fonte.
Site desenvolvido por Grandes Idéias

Skype: paginarural

E-mail: paginarural@paginarural.com.br

h t t p : / / w w w . p a g i n a r u r a l . c o m . b r