Boa noite!
20/09
 

Notícias

Voltar
Quarta-feira, 16 de maio de 2018 - 15h59m

Eventos > Afubra

RS: Verde é Vida, Escola Olavo Bilac reúne familiares para ministrar oficinas



Imagens

Foto: Luciana Jost Radtke



Rio Pardo/RS

A base da formação de um cidadão – a família – é o tema de 2018 do Projeto Verde é Vida, programa socioambiental mantido pela Associação dos Fumicultores do Brasil (Afubra) nos três estados do Sul do Brasil, há mais de 25 anos. Com a temática “Família: educação, convivência e sucessão”, as atividades das escolas parceiras voltam-se a valorização da unidade familiar e da necessidade de uma integração entre a família e a escola.

Uma das ações mais fortes desenvolvidas com o tema durante o ano é no dia da Ação Conjunta. Uma intensa e extensa relação de oficinas foi elaborada pela professora Cátia Mello da Silva Silveira junto com toda a equipe da escola Olavo Bilac, de Rio Pardo/RS, nesta terça-feira (15), durante o Dia da Ação Conjunta.

A programação contemplou: Brinquedos Antigos, Cultivo da Mandioca, Plantas Medicinais e Relógio dos Chás, Benzeduras e Simpatias, Artesanato em Tear de Pregos, Manuseio do Arado, Identificação de Árvores Nativas e a Utilidade da Madeira para Fins Rurais, Tapete de Tirinhas, Receita de Família, Plantio e Colheita de Batata-Doce, a Utilidade do Leite, Fases da Lua e Plantio de Diferentes Culturas, Preparo de Cabo para Enxadas, Consertos de Costura, Confecção de Ferraduras e Sabão Caseiro.

Os alunos do 3º Ano ouviram com atenção a avó do estudante João Sérgio, Alzira Silva Pereira, mostrar os brinquedos de sua infância – boneca de pano e de sabugo de milho e io-iô feito com taquara. Já Maria da Silveira Linhares, bisavó da Júlia, do Pré B, falou sobre a tradição de sua família nas benzeduras e simpatias. A avó do Murilo, do Pré B, Rosalina Linhares Silveira, mostrou as diferentes técnicas e possibilidades de artesanato no tear de pregos e no de garfo. Já os meninos foram até a área externa da escola para aprender sobre o manuseio do arado, sob a orientação de Adão Pereira da Silva, pai da professora Cátia. O bisavô do Fabrício, do 1º Ano, Oreste Ferreira da Silveira passou seus conhecimentos sobre as árvores aos alunos do Grupo Ambiental. Os olhinhos atentos dos alunos do Pré A, estavam todos na avó da Luiza, que ensinou-os a fazer o famoso tapete de tirinhas. Já os alunos do Pré B, sentados comportados em suas classes, aprenderam com a bisavó do Iago, Damásia Reses Pereira Bastos, uma deliciosa receita de família: as broas de milho.

Segundo a professora Cátia, o objetivo da programação é aproximar a comunidade com a escola. “Temos muitos saberes que estão sendo perdidos, ao não serem repassados às nossas crianças. Com o tema família, procuramos reunir as pessoas que detém estes saberes para que elas pudessem repassar aos alunos”, explica a professora. Cátia avalia positivamente o dia de trabalhos e ressalta que não vão parar. “Ainda temos muitas pessoas em nossa comunidade que vamos convidar para atividades semelhantes, além de repetir o convite às que hoje estiveram conosco”, programa Cátia.


DIA DA AÇÃO CONJUNTA

O Dia da Ação Conjunta, do Projeto Verde é Vida, da Afubra, foi realizado pela primeira vez em 2007, e tem o objetivo de promover atividades nas escolas e municípios parceiros e envolver as pessoas das comunidades na reflexão e busca de possíveis soluções aos problemas em comum. “Nestes anos de trabalhos do Verde é Vida, notamos que as comunidades, apesar de estarem em estados e regiões diferentes, contam com problemas em comum. Desta constatação, surgiu o Dia da Ação Conjunta.

A cada ano elegemos um tema e uma data e sugerimos às nossas escolas parceiras as ações e atividades que podem ser realizadas e elas também, promovem os seus trabalhos. Então, nas 13 Regiões de Atuação nos estados do Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Paraná, ocorrem trabalhos de relacionados ao tema”, explica o professor José Leon Macedo Fernandes, coordenador pedagógico do Projeto Verde é Vida.


Fonte: Associação dos Fumicultores do Brasil (Afubra)














© Copyright 2018, Via Informação - Todos os direitos reservados
Proibida a cópia e reprodução total ou parcial sem a citação da fonte.
Site desenvolvido por Grandes Idéias

Skype: paginarural

E-mail: paginarural@paginarural.com.br

h t t p : / / w w w . p a g i n a r u r a l . c o m . b r