Boa noite!
20/08
 

Notícias

Voltar
Quarta-feira, 13 de junho de 2018 - 16h12m

Eventos > Sementes

RS: 8ª Troca Anual de Sementes da Rama reuniu dezenas de agricultores certificados em Porto Alegre, diz Emater/RS



Imagens

Foto: Divulgação / Emater-RS



Porto Alegre/RS

Na terça feira (12), 96 agricultores certificados pela Associação dos Produtores da Rede Agroecológica Metropolitana (Rama), realizaram trocas de sementes e mudas durante a 8ª Troca Anual da Arca de Sementes Berenice Antonini, realizada na Granja Lia, no bairro Lami, em Porto Alegre, com o tema Sementes Próprias e Garantia da Autonomia dos Agricultores e Agricultoras. Na oportunidade, a presidenta da Rama, Silvana Beatriz Bohrer, agradeceu a participação de todos, incluindo os representantes das comunidades indígenas Mbyá Guarani e Kaingang da Horta Comunitária da Lomba do Pinheiro e do Quilombo dos Alpes.

Na ocasião aconteceu também a apresentação das dez variedades de aipim, cultivadas na Chácara Porto Verde, de propriedade dos agricultores Gilberto e Luiz Toneze, com exposição visual das plantas e apreciação das suas qualidades organoléticas. A busca pelas variedades de aipim tem como objetivo manter a diversidade de cultivares desta espécie, ampliar o seu cultivo para atender a demanda das feiras ecológicas e selecionar as mais adaptadas à região.

O nome da Arca de Sementes Berenice Antonini é uma homenagem à médica aposentada e produtora agroecológica Berenice Antonini, integrante da Rama, que dedicou parte de sua vida à formação de um banco de sementes que mantinha em sua propriedade na zona rural de Porto Alegre. A troca anual de sementes e também de mudas e saberes que foram iniciadas em 2011, são as bases da Agroecologia e da produção orgânica na região.

Entre as autoridades e colaboradores presentes estava a engenheira agrônoma da Secretaria Estadual do Desenvolvimento Rural, Pesca e Cooperativismo (SDR) e representante do secretário Tarcísio José Minetto, Agda Regina Yatsuda Ikuta; o diretor da Divisão de Fomento Agropecuário da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico (Smde) e representante da prefeitura, Oscar Luiz Pellicioli; o secretário executivo da Comissão da Produção Orgânica no Rio Grande do Sul (COPrg/RS) e coordenador no Rio Grande do Sul do Programa Pró-Orgânicos do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), José Cleber Dias de Souza; o diretor da Faculdade de Agronomia da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (Ufrgs), Carlos Alberto Bissani; a coordenadora do Curso Técnico em Agroecologia do Instituto Federal do Rio Grande do Sul (Ifrs - Campus Restinga), Andréia Meinerz; o gerente do Escritório Regional da Emater/RS &150; Ascar de Porto Alegre, Ademir João Santin; o representante da Frente Parlamentar Gaúcha em Defesa da Alimentação Saudável da Assembleia Legislativa do RS, Juliano Ferreira de Sá, e a representante da Associação Gaúcha de Nutrição (Agan), Lisete Griebeler Souza.

Programação
Durante o evento foram realizadas palestras sobre temas relacionados à Agroecologia. A engenheira agrônoma SDR, Sabrina Milano Vaz, apresentou as estratégias da diretriz Uso e Conservação da Agrobiodiversidade, do Plano Rio Grande Agroecológico/Plano Estadual de Agroecologia e de Produção Orgânica (Pleapo/RS).

Os analistas ambientais da Secretaria Estadual do Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Sema), Davi Chemello e Vanessa Nataline Tomazeli, apresentaram o passo a passo para o acesso, a certificação e a comercialização dos produtos da flora nativa. Esta modalidade de certificação ambiental de Sistemas Agroflorestais (SAFs), é um avanço porque simplificou os procedimentos, garantindo o uso de espécies nativas e a comercialização dos produtos da biodiversidade, pelos pequenos agricultores e povos e comunidades tradicionais.

O extensionista do Escritório Municipal da Emater/RS-Ascar de Porto Alegre, Luís Paulo Vieira Ramos, apresentou a Carta dos Agricultores e das Agricultoras da Rama, destacando a importância da valorização das sementes próprias para a Agricultura, e os cuidado e da preservação com as sementes para as futuras gerações. A extensionista rural social do Escritório Municipal da Emater/RS-Ascar de Porto Alegre, Warna Frühauf, juntamente com a engenheira agrônoma Sabrina Milano Vaz, da SDR, realizaram dinâmica de grupo sobre o significado da semente para os participantes, cujos resultados serão trabalhados nas próximas plenárias mensais da Rama.

Rede Agroecológica Metropolitana (Rama)
A Rama atualmente conta com 45 fornecedores certificados e teve seu processo de constituição iniciado ainda em 2010, através da facilitação e moderação da Emater/RS-Ascar, que presta assistência técnica às famílias, em toda a cadeia produtiva da Agroecologia, com destaque para a organização para a certificação orgânica das propriedades, através do Organismo Participativo de Avaliação da Conformidade Orgânica (Opac) da Rama, conforme consta na legislação federal dos Sistemas Participativos de Garantia (Spgs).


Fonte: Emater/RS














© Copyright 2018, Via Informação - Todos os direitos reservados
Proibida a cópia e reprodução total ou parcial sem a citação da fonte.
Site desenvolvido por Grandes Idéias

Skype: paginarural

E-mail: paginarural@paginarural.com.br

h t t p : / / w w w . p a g i n a r u r a l . c o m . b r