Boa noite!
20/08
 

Notícias

Voltar
Quarta-feira, 13 de junho de 2018 - 16h56m

Eventos > Emater

RS: batata-doce é o foco do Projeto de Segurança e Soberania Alimentar de Estrela Velha



Estrela Velha/RS

Com o tema "A diversidade da batata-doce" o Projeto Municipal de Segurança e Soberania Alimentar é realizado em Estrela Velha. O Projeto, que iniciou no mês de junho com a realização da primeira oficina na Comunidade de São Luiz, é desenvolvido pela Emater/RS-Ascar, com as integrantes dos 11 Grupos de Trabalhadoras Rurais e com integrantes da comunidade indígena do município. O objetivo é o aumento da produção e consumo de alimentos saudáveis, de forma a resgatar a cultura alimentar das famílias das diferentes comunidades rurais.

Entre os assuntos abordados estão a origem, o histórico e o cultivo da batata-doce, as variedades típicas da região e do Rio Grande do Sul, as características nutritivas, as formas de consumo, a higienização e a conservação. "Por meio do Projeto serão realizadas oficinas nas comunidades rurais, com participação voluntária das agricultoras que se propõem a aprender coisas novas e também despertando o espírito de colaboração, melhoria da autoestima e qualidade de vida", frisa a extensionista social da Emater/RS-Ascar, Giana Redin.

Além das orientações técnicas, as participantes das oficinas desenvolvem diferentes receitas de forma a potencializar o consumo da raiz em cardápios como nhoque de batata-doce, torta de batata-doce com salame, bombom de batata-doce, pudim de batata-doce, entre outras.

O Projeto Municipal de Segurança e Soberania Alimentar encerrará no dia 10 de agosto com a realização do 9º Fórum Municipal de Segurança e Soberania Alimentar. O evento ocorre no CTG Estrela do Pago, a partir das 13h30, e tem na sua programação a palestra ministrada pelo assistente técnico do Escritório Regional da Emater/RS-Ascar de Soledade, Vivairo Zago, que falará ao público sobre a batata-doce. Também haverá exposição de artesanato, troca de sementes e mudas crioulas e distribuição de mudas de batata-doce em uma parceria da Emater/RS-Ascar e a Prefeitura de Estrela Velha. O evento é aberto à comunidade.

Confira o cronograma das oficinas:
14/06/2018 - Grupo de Trabalhadoras Rurais de Itaúba
21/06/2018 - Grupo de Trabalhadoras Rurais de Linha Dalcin
22/06/2018 - Grupo de Trabalhadoras Rurais de Linha Somavilla
25/06/2018 - Grupo de Trabalhadoras Rurais do Rincão do Espinilho
26/06/2018 - Grupo de Trabalhadoras Rurais de Colônia Juvenília
27/06/2018 - Grupo de Trabalhadoras Rurais de Rincão da Estrela
03/07/2018 - Grupo de Trabalhadoras Rurais da Sede
06/07/2018 - Grupo de Trabalhadoras Rurais de Rincão das Lagoas
10/07/2018 - Grupo de Trabalhadoras Rurais de Linha Vassouras


Fonte: Emater/RS














© Copyright 2018, Via Informação - Todos os direitos reservados
Proibida a cópia e reprodução total ou parcial sem a citação da fonte.
Site desenvolvido por Grandes Idéias

Skype: paginarural

E-mail: paginarural@paginarural.com.br

h t t p : / / w w w . p a g i n a r u r a l . c o m . b r