Boa noite!
17/10
 

Notícias

Voltar
Quarta-feira, 13 de junho de 2018 - 17h04m

Eventos > Festa

RS: 43ª Festa do Arroz e da Soja premia melhores produtores da safra em Cacequi, diz Emater/RS



Cacequi/RS

Na última sexta-feira (08) cerca de 300 pessoas participaram da abertura da 43ª Festa do Arroz e da Soja de Cacequi, no CTG General Osório, numa promoção da Emater/RS-Ascar, Instituto Rio-Grandense do Arroz (Irga), Sindicato Rural, Sindicato dos Trabalhadores Rurais (STR) e prefeitura. Também estiveram presentes, o prefeito Francisco Fonseca, o patrão do CTG General Osório, Clóvis Silva, a engenheira agrônoma do Irga, Janete Balgarth, a gerente do Escritório Regional da Emater/RS-Ascar de Santa Maria, Regina Hernandes, o presidente do Sindicato Rural, André Rossi e o presidente do Sindicato dos Trabalhadores Rurais (STR), Juarez Copetti.

Na ocasião foram premiados os destaques das safras de arroz e soja de 2017/2018 de Cacequi, onde há aproximadamente 14,5 mil hectares de arroz, envolvendo 80 orizicultores; e 23,6 mil hectares de soja com 54 produtores do grão. Os irmãos Wainer e Volnei Pivetta foram os destaques na cultura de arroz irrigado; o produtor Elton Saccol foi o destaque na cultura da soja na várzea e o produtor Douglas Pinto foi o destaque na cultura da soja na coxilha.

Os homenageados foram escolhidos através de critérios como produtividade, inovação, participação e organização. O evento contou ainda com uma programação de palestras realizadas na sexta-feira (08/06). A primeira delas foi sobre segurança jurídica no campo, ministrada pelo advogado da Federação da Agricultura do Rio Grande do Sul (Farsul), Luis Fernando Pires, que tratou de temas como legislação ambiental, trabalhista, tributária e fundiária, FunRural, programa de regularização rural, relativização da propriedade e sobre a função social que a propriedade rural deve cumprir.

Também houve palestra sobre tecnologia de aplicação de defensivos agrícolas, ministrada pelo professor da Universidade Federal de Santa Maria (Ufsm), Adriano Arrué Melo, abordando temas como eficiência de aplicação, qualidade do produto, momento de aplicação e qualidade de aplicação, volume de calda ideal para cada situação, importância PH da calda de pulverização, uso dos equipamentos de proteção individual (EPI), problemas causados pela deriva e relação custo/benefício.

No sábado (09), segundo dia da 43ª Festa do Arroz e da Soja de Cacequi, a Emater/RS-Ascar, que faz parte da comissão organizadora da Festa desde a sua primeira edição, organizou o desfile de máquinas agrícolas com a participação de 40 tratores e 100 veículos. Segundo a extensionista do Escritório Municipal da Emater/RS-Ascar de Cacequi, Monica Fouldenauer, foram apresentados maquinários utilizados desde o plantio ate o momento da colheita e onde os produtores e instituições parceiras desfilam juntos.

A cada ano, procuramos inovar nas palestras, trazer assuntos polêmicos para debates e que agreguem conhecimento aos produtores, pois conversamos sobre a demanda dos produtos através de reuniões e propriedades. Procuramos buscar também assuntos de relevância para que os produtores da região melhorem ainda mais a sua produtividade, disse Monica.

O prefeito de Cacequi, Francisco Fonseca, destacou a importância da Festa para a comunidade cacequiense. Oitenta e dois por cento da economia do nosso município é originada na produção rural, onde o arroz e a soja são os principais produtos, então, este momento é de homenagem e valorização aos produtores, uma classe com percalços. Quem faz o progresso e gera economia de Cacequi são os nossos produtores rurais, declarou o prefeito.

A 43ª edição da Festa do Arroz e da Soja de Cacequi encerrou a programação formal no sábado, após o desfile do maquinário agrícola com churrasco e confraternização no final da manhã. À noite ainda houve baile no CTG General Osório marcando o encerramento da Festa.


Fonte: Emater/RS














© Copyright 2018, Via Informação - Todos os direitos reservados
Proibida a cópia e reprodução total ou parcial sem a citação da fonte.
Site desenvolvido por Grandes Idéias

Skype: paginarural

E-mail: paginarural@paginarural.com.br

h t t p : / / w w w . p a g i n a r u r a l . c o m . b r