Bom dia!
23/10
 

Notícias

Voltar
Quinta-feira, 09 de agosto de 2018 - 18h53m

Eventos > Falb

RS: Fundação Aury Luiz Bodanese promove Viva as Diferenças em Erechim




Evento debaterá questões voltadas à inclusão social, pessoal e profissional da pessoa com deficiência


Erechim/RS

Segundo dados do Censo do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (Ibge), 45 milhões de pessoas (24% da população brasileira) possuem algum tipo de deficiência. Somente na região Sul são 22,51% da população de Pessoas com Deficiência (PCDs). A Constituição Brasileira prevê o direito à dignidade de todo cidadão e para igualar as condições de conforte e obtenção desta garantia aos PCDs foi implementado uma série de direitos das pessoas com deficiência. A Fundação Aury Luiz Bodanese, mantida pela Cooperativa Central Aurora Alimentos, com o objetivo de sensibilizar a sociedade sobre a importância da inclusão pessoal, social e profissional das pessoas com deficiência promove Workshop Viva as Diferenças pela primeira vez em Erechim (RS).

O evento já foi promovido por dois anos em Chapecó e, com o objetivo de expandir o evento para outros municípios que a Aurora Alimentos possui unidades, este ano o Viva as Diferenças será realizado no dia 14 de agosto (terça-feira), no auditório da Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões (URI) de Erechim. A programação será dividida em dois momentos: das 13h às 17h e das 19h às 22h. Conforme a coordenadora do evento Gisely Niedermayer o evento é gratuito e aberto à comunidade, mas para quem deseja emitir certificado deve se inscrever no site da universidade.

A presidente da Fundação Aury Luiz Bodanese Isabel Cristina Machado destaca que Aurora Alimentos, mesmo antes da criação da Lei Brasileira de Inclusão da Pessoa com Deficiência (Lei nº 13.146), já tinha a inclusão dos PCDs em suas unidades. Por meio da Fundação, Isabel ressalta que o trabalho é desenvolvido por meio do programa "Atitude Agora".

"Precisamos viver as diferenças no dia a dia, conviver com respeito e amor ao próximo. O workshop vem reforçar a importância da inclusão social de todos em diferentes espaços a fim de minimizar preconceitos e demonstrar que crescemos e nos desenvolvemos juntos. Essa será a primeira vez do evento em Erechim, esperamos contar com a ampla participação da comunidade e temos certeza que será um dia diferente e especial", reforça Isabel.

PROGRAMAÇÃO

"O evento reunirá palestras, apresentações artísticas, exposição fotográfica, desfile inclusivo e muita troca de experiências", antecipa Gisely. As atividades terão início às 13h e, após o cerimonial de abertura, contará com apresentação do case da Aurora Alimentos seguido de depoimentos de pais de pessoas com deficiência. Às 15h ocorre apresentação artística e, na sequência, a palestra "Uma abordagem dos Direitos da Pessoa com Deficiência", com Simone Albuquerque e Alessandra Biasus.

O desfile inclusivo será realizado às 16h com a participação de empregados da Aurora Alimentos. Após o desfile, os visitantes poderão conhecer a mostra itinerante "Da Superação à Inspiração" que contará a história de superação de pessoas com deficiência que são colaboradores de dez unidades da Aurora.

"Só quem vive a condição de ser privado de suas funções mais elementares pode compreender de que forma isso afeta sua interação com o mundo e com as pessoas a sua volta. Por isso, exemplos de superação são tão importantes, pois nos fazem ver o mundo pela perspectiva do outro, nos tornando mais solidários. A Fundação tem orgulho em compartilhar estas dez histórias, pelo exemplo que carregam e pela oportunidade de participarmos diariamente da vida destas dez pessoas extraordinárias. Dez histórias de pessoas que fizeram da deficiência uma oportunidade para superar e inspirar", complementa Isabel.

As atividades serão retomadas a partir das 19h com apresentação artística seguida da palestra "Eu escolhi ser feliz e você? Seja o autor de sua própria história", com Gisely Niedermayer. Na sequência ocorrerá desfile inclusivo e, às 20h45, a palestra "Não sabendo que era impossível ele foi lá e fez", com o palestrante Steven Dubner.

 


Fonte: Fundação Aury Luiz Bodanese














© Copyright 2018, Via Informação - Todos os direitos reservados
Proibida a cópia e reprodução total ou parcial sem a citação da fonte.
Site desenvolvido por Grandes Idéias

Skype: paginarural

E-mail: paginarural@paginarural.com.br

h t t p : / / w w w . p a g i n a r u r a l . c o m . b r