Bom dia!
17/08
 

Notícias

Voltar
Sexta-feira, 10 de agosto de 2018 - 09h10m

Eventos > Dia de Campo

DF: produção de vinhos finos no Sudeste brasileiro é tema do Dia de Campo na TV



Imagens

Foto: Kelly Brito



Brasília/DF

Uma técnica inovadora, criada pela Empresa de Pesquisa Agropecuária de Minas Gerais (Epamig), tem permitido que viticultores de regiões consideradas tradicionalmente cafeeiras, nos estados de Minas Gerais, São Paulo e Rio de Janeiro, invistam no plantio de uvas para a produção de vinhos finos.

A técnica da dupla poda da videira consiste na realização de uma segunda poda após a colheita de inverno, invertendo o ciclo produtivo. No Brasil, a uva é colhida, normalmente, entre janeiro e fevereiro. Ou seja, no verão. Ao serem podadas duas vezes, no entanto, as videiras dão frutos no inverno.

“A sabedoria popular nos ensina que poda de inverno deve ocorrer durante a florada do ipê e a prática tem sido esta”, destaca o coordenador do Programa Estadual de Pesquisa Epamig Uva e Vinho, Murillo Albuquerque Regina. As uvas colhidas no inverno apresentam mais aroma e maior concentração de cor, o que contribui para o aumento da qualidade do vinho.  O objetivo é estimular a produção em escala de vinhos finos de qualidade. Na Mantiqueira são cerca de 200 hectares de vinhedo com inversão do ciclo para produção de vinhos finos, que têm se destacado em premiações nacionais e internacionais.

Saiba como sintonizar

No site  você acessa a grade completa da programação, além de reportagens dos programas.


Fonte: Embrapa














© Copyright 2018, Via Informação - Todos os direitos reservados
Proibida a cópia e reprodução total ou parcial sem a citação da fonte.
Site desenvolvido por Grandes Idéias

Skype: paginarural

E-mail: paginarural@paginarural.com.br

h t t p : / / w w w . p a g i n a r u r a l . c o m . b r