Boa noite!
20/10
 

Notícias

Voltar
Sexta-feira, 10 de agosto de 2018 - 17h25m

Eventos > Embrapa

RS: manhã de campo disponibiliza alta genética de bubalinos, diz Embrapa



Capão do Leão/RS

Neste sábado (11), uma manhã de campo sobre bubalinos será o tema do dia na área rural no município de Pelotas, RS. A Associação Sulina de Criadores de Búfalos (Ascribu) promove em conjunto com as unidades da Embrapa, Clima Temperado e Pecuária Sul (Bagé,RS), e demais instituições parceiras, uma programação para disponibilizar dados de reprodutores e matrizes para carne e leite à cadeia produtiva do búfalo. A Unidade de pesquisas trabalha há mais de 35 anos com a pesquisa em bubalinos, em especial da raça Murrah, e está voltada ao melhoramento genético.

Segundo a pesquisadora Maria Cecília Damé o objetivo principal do trabalho é identificar e multiplicar linhagens de búfalos mais adaptadas à produção de carne e de leite de qualidade. Ela conta que foram desenvolvidos trabalhos nas áreas de produção, alimentação, reprodução e sanidade. Nas propriedades dedicadas a produção leiteira, por exemplo, mensalmente é realizado o controle leiteiro e a análise da qualidade do leite (composição química e contagem das células somáticas). No leite do tanque, é realizado, também, a Contagem Padrão em Placas.Essas análises são realizadas no laboratório de qualidade do leite da Embrapa Clima Temperado.

Na mesma ocasião são coletadas amostras de fezes dos terneiros, que são analisadas no laboratório de parasitologia, vinculado ao Laboratório Regional de Diagnóstico da Faculdade de Veterinária da Ufpel. Nas propriedades de corte, são catalogados dados de pesagens ao nascer, 120 dias, um ano, e dois anos de idade, além da genealogia dos animais. Nos machos é incluída a circunferência escrotal e informações sobre rendimento de carcaça e qualidade da carne.Nas matrizes, além das pesagens são anotadas informações sobre a reprodução.

Todas essas atividades vem a atender a disponibilização de exemplares de alta genética para agregar valor a mercados especializados em carne e leite de bubalinos.

Os interessados no assunto podem participar e se inscrever no local. O evento acontece a partir das 8h30, na Estação Experimental de Terras Baixas(ETB) da Embrapa, no Capão do Leão,RS


Fonte: Embrapa Clima Temperado














© Copyright 2018, Via Informação - Todos os direitos reservados
Proibida a cópia e reprodução total ou parcial sem a citação da fonte.
Site desenvolvido por Grandes Idéias

Skype: paginarural

E-mail: paginarural@paginarural.com.br

h t t p : / / w w w . p a g i n a r u r a l . c o m . b r