Boa tarde!
26/09
 

Notícias

Voltar
Sexta-feira, 14 de setembro de 2018 - 19h36m

Eventos > Ocepar

PR: começa a formação de agentes do Programa de Inovação do Cooperativismo do PR, diz Ocepar



Curitiba/PR

Tem início, na próxima segunda-feira (17), em Curitiba/PR, mais uma etapa do Programa de Inovação para o Cooperativismo Paranaense, que contempla a formação dos profissionais do Sistema Ocepar e de 70 cooperativas que foram escolhidos para atuar como Agentes de Inovação e Agentes de Transformação. Divididos em 14 turmas, com cerca de 30 participantes cada, eles vão começar a fase de aulas presenciais. Ao todo, serão capacitados 470 agentes. Nesta segunda-feira, o primeiro grupo irá se reunir no Isae, na capital paranaense, para discutir Inovação e Competitividade. Serão 16 horas de carga horária, que integram o primeiro de quatro módulos que serão realizados até o mês de dezembro.

Outros municípios - A formação das demais turmas serão realizadas em Castro, Guarapuava, Maringá, Londrina, Jacarezinho, Cascavel, Toledo, Medianeira, Marechal Cândido Rondon e Francisco Beltrão. Em alguns munícipios serão capacitados mais de um grupo.

O Programa - Lançado no mês de abril, o Programa de Inovação para o Cooperativismo Paranaense é uma inciativa do Sistema Ocepar que conta com a parceria do Instituto Superior de Administração e Economia do Mercosul (Isae) e do Arbache Innovations. O objetivo é propagar e perpetuar a cultura de inovação em todos os públicos do cooperativismo. Ele foi estruturado em quatro fases. A primeira contemplou o diagnóstico, quando foi realizado o mapeamento das competências e habilidades dos participantes, utilizando técnicas de gameficação e Inteligência Artificial. Depois, veio a escolha dos agentes, onde foram identificados os Agentes de Inovação, que terão como objetivo criar e fomentar ideias que irão tornar-se projetos inovadores, e os de Transformação, responsáveis por tornar realidade as ideias criadas pelos Agentes de Inovação.

Trilhas do conhecimento – A formação dos agentes faz parte da terceira fase e abrange quatro trilhas de conhecimento, sendo duas de formação comum e uma de formação específica para cada agente. Cada trilha é composta por quatro disciplinas de 16 horas aula presenciais, ministradas em encontros mensais com aulas diurnas. A quarta fase contempla a aplicação da metodologia do Programa e a multiplicação das informações.

MIT – Outra ação realizada pelo Programa foi a ida de um grupo de presidentes, diretores e superintendentes de cooperativas paranaenses ao Massachusetts Institute of Technology – MIT, em Boston, Estados Unidos. Lá, eles realizaram uma imersão em inovação, entre os dias 13 e 17 de agosto.


Fonte: Sistema Ocepar














© Copyright 2018, Via Informação - Todos os direitos reservados
Proibida a cópia e reprodução total ou parcial sem a citação da fonte.
Site desenvolvido por Grandes Idéias

Skype: paginarural

E-mail: paginarural@paginarural.com.br

h t t p : / / w w w . p a g i n a r u r a l . c o m . b r