Bom dia!
21/11
 

Notícias

Voltar
Sexta-feira, 14 de setembro de 2018 - 14h42m

Eventos > Afubra

RS: Afubra recebe alunos da Escola Família Agrícola



Imagens

Foto: Luciana Jost Radtke / Afubra



Santa Cruz do Sul/RS

Desde o início das atividades da Escola Família Agrícola (EFA), em Santa Cruz do Sul, em 2009, a Associação dos Fumicultores do Brasil (Afubra) é parceira na promoção de oportunidades para que os filhos de produtores rurais, associados da Afubra, possam frequentar o Ensino Médio e Técnico em Agricultura. O tesoureiro da Afubra, Marcílio Laurindo Drescher, lembrou que, quando consultado, o Conselho da entidade logo aprovou a parceria com a EFA, pois considerou-se excelente para o meio rural. "É uma oportunidade para que nossos jovens concluam o Ensino Médio, mas voltado para a realidade do meio rural", ressaltou Drescher, ao enfatizar que a Afubra mantém a parceria por todos estes anos.

Em 2018, não é diferente. Na manhã de hoje (14), a entidade renovou o convênio com a Associação Gaúcha Pró-Escolas Famílias Agrícolas (Agefa). O repasse financeiro da Afubra será dividido entre a Efasc (localizada em Santa Cruz do Sul), beneficiando 49 alunos; a Efasol (na localidade de Formosa, município de Vale do Sol, fundada em 2014), beneficiando 36 jovens; e a Efasul (localizada em Canguçu, fundada em 2016), que beneficiará sete estudantes.

A assinatura do documento foi realizada pelo presidente em exercício da Afubra, Marco Antonio Dornelles, e pelo presidente da Agefa, mantenedora da Efasc, Anderson Rodrigo Richter, acompanhados pelo tesoureiro da Afubra, Marcílio Laurindo Drescher, pelo presidente da Efasol, Flávio Beling, e pela representante do Conselho da Efasul, Giovani Mass.

O presidente da Agefa, Anderson Rodrigo Richter, destacou a parceria da Afubra com a Efasc desde a sua fundação, em 2009. "A Efa não é diferente da Afubra, pois também surgiu de uma demanda dos produtores, de garantir uma sucessão no campo", explicou Anderson, enaltecendo as parcerias que mostram que a educação do campo é uma preocupação em comum.

Dornelles destacou a proposta da Escola Família Agrícola, que leva ao jovem rural uma educação diferenciada. "A Afubra procura trabalhar em parceria com entidades e órgãos que tem o objetivo em comum de defender os produtores rurais e levar melhorias ao meio rural".


ENCONTRO

No mesmo dia em que o convênio foi renovado, a Afubra recebeu cerca de 90 alunos da Efasc, Efasol e Efasul, no Parque da Expoagro Afubra, em Rio Pardo. Na oportunidade, Marcílio Laurindo Drescher, expôs a história e trajetória da entidade, bem como todas as suas áreas de atuação. "É uma ótima oportunidade de informar aos filhos de nossos associados o trabalho realizado pela entidade", destacou o tesoureiro.

Em seguida, Kátia Jackisch, coordenadora de produção agroflorestal do Centro de Difusão Agropecuária Afubra (CDA), explanou as atividades do Departamento Agroflorestal da entidade. Já o técnico agrícola da Afubra, Nataniél Sampaio, que falou sobre os trabalhos desenvolvidos na parte de produção agrícola com conservação do solo, Usina de Biodiesel e o Programa de Recolhimento de Óleo Saturado.


SAIBA MAIS

Presente há 83 anos no mundo e 40 anos no Brasil, a EFA é voltada especialmente aos jovens do campo, que alternam uma semana na propriedade da família e outra na EFA, possibilitando trazer a realidade da família para dentro da escola, servindo de base para a construção de novos saberes e aprendizado, envolvendo os pais e a comunidade. A Efasc abrange 10 municípios e conta com 91 jovens em formação e 213 egressos. A Efasol abrange 18 municípios e conta com 82 alunos em formação e 37 egressos. Já a Efasul abrange 3 municípios e está com 25 jovens em formação.


Fonte: Associação dos Fumicultores do Brasil (Afubra)














© Copyright 2018, Via Informação - Todos os direitos reservados
Proibida a cópia e reprodução total ou parcial sem a citação da fonte.
Site desenvolvido por Grandes Idéias

Skype: paginarural

E-mail: paginarural@paginarural.com.br

h t t p : / / w w w . p a g i n a r u r a l . c o m . b r