Boa noite!
18/12
 

Notícias

Voltar
Quarta-feira, 10 de outubro de 2018 - 14h53m

Eventos > Expofeira

RS: 92° Expofeira de Pelotas, pré-lançamento regional da 29ª Abertura Oficial da Colheita do Arroz acontece hoje



Imagens

Foto: Paulo Lanzetta / Embrapa



Pelotas/RS

O lançamento regional da 29ª Abertura Oficial da Colheita do Arroz ocorre nesta quarta-feira (10), dentro da programação da 92ª Expofeira de Pelotas, feira que se encerra no próximo domingo (14). A atividade marcada para às 16 horas, vai contar com a presença de representantes das instituições envolvidas e lideranças da cadeia produtiva do arroz. O ato se realiza na sede da Associação Rural de Pelotas, dentro do Parque Idelfonso Simões Lopes.

Na 29º Abertura Oficial da Colheita do Arroz serão exibidas várias tecnologias para os sistemas de produção de terras baixas, destacando-se as cultivares de arroz BRS Pampeira, BRS Pampa, BRS 358, BRS A701 CL e a linhagem AB10501. Nesta oportunidade a equipe de pesquisa em melhoramento genético da Embrapa lança a cultivar BRS Pampa CL, um produto do resultado do retrocruzamento entre a cultivar comercial BRS Pampa e Puitá Inta CL. Além destes materiais, os produtores também poderão observar as cultivares de arroz do Irga e de outras empresas.

A soja também terá destaque na Abertura da Colheita, pois está cada vez mais fazendo parte dos sistemas de produção das terras baixas. Serão apresentadas tecnologias que envolvem a cultura da soja como manejo, semeadura e pragas e outras técnicas envolvidas na produção de grãos em terras baixas. A área total de demonstração das lavouras será de três hectares.

A 29ª Abertura Oficial da Colheita do Arroz ocorrerá de 20 a 22 de fevereiro, na Estação Experimental, localizada no Capão do Leão/RS, da Embrapa e terá como tema Matriz Produtiva – Atividade Diversificada, Renda Ampliada.

Áreas demonstrativas de arroz
"Os preparativos de infraestrutura para receber o evento já estão praticamente prontos", confirmou o pesquisador Giovani Theisen, responsável pela logística da área experimental da Abertura da Colheita. Segundo ele, as cultivares de arroz já foram plantadas no local.

Vitrine de pastagens
Como novidade nesta edição, dos três hectares totais de demonstração de lavouras, a Embrapa estará apresentando um hectare voltado as pastagens e a Integração Lavoura-Pecuária, demandas importantes do setor produtivo regional que serão atendidas pela pesquisa. Neste espaço, a  Embrapa pretende exibir as novidades no setor e as tecnologias desenvolvidas pelas Unidade de pesquisas de Pelotas e das demais unidades da Empresa. A vitrine demonstrativa de forrageiras de verão será instalada com o objetivo de oferecer alternativas aos produtores para resolver os vazios forrageiros da região. Nesta mesma área será montada uma demonstração de Integração Lavoura-Pecuária, expondo de forma integrada o manejo de animais e a exploração de atividades agrícolas.

Atividades técnicas paralelas
A 29ª Abertura da Colheita do Arroz programa de forma dimâmica a demonstração de tecnologias dentro das lavouras pelas empresas participantes do evento. Em paralelo, haverá uma agenda técnica composta por palestras, seminários e debates. A entrega tradicional do prêmio Pá do Arroz, além de homenagens e reuniões setoriais também fazem parte do evento que é realizado em conjunto pela Federarroz, Embrapa Clima Temperado, Irga e Ufpel.


Fonte: Embrapa Clima Temperado














© Copyright 2018, Via Informação - Todos os direitos reservados
Proibida a cópia e reprodução total ou parcial sem a citação da fonte.
Site desenvolvido por Grandes Idéias

Skype: paginarural

E-mail: paginarural@paginarural.com.br

h t t p : / / w w w . p a g i n a r u r a l . c o m . b r